27 de ago. de 2020

Requerimento nº 1535/2020

Senhora Presidente,
Nobres Vereadores:


O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após aprovação em Plenário, seja consignado em ata o Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Ana Franco de Camargo Casacio.


Justificativa:
Senhora Ana Franco de Camargo Casacio, viúva de José Orestes Casacio, faleceu aos vinte e sete dias do mês de agosto deste ano, deixando os filhos: Ângelo (ex-vereador), José Roberto, Heleno, Marlene e Ana Lucia, aos quais externo minhas sinceras condolências.
            Seu falecimento representa perda irreparável entre familiares e amigos.
       Requeremos, ainda, seja guardado pelo Plenário um minuto de silêncio, em sua derradeira homenagem e, posteriormente, enviado à família enlutada as condolências desta Edilidade. 

Valinhos, 27 de agosto de 2.020. 

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB 

18 de ago. de 2020

Requerimento nº 1464/2020


Senhora Presidente,
Nobres Vereadores:

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após aprovação em Plenário, seja consignado em ata o Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Pierina Bissoto Chiari.


Justificativa:          
Senhora Pierina Bissoto Chiari, faleceu aos dezessete dias do mês de agosto deste ano, deixando o marido, Agostinho Chiari, e a filha, Ofélia Chiari, aos quais externo minhas sinceras condolências.
Seu falecimento representa perda irreparável entre familiares e amigos.
Requeremos, ainda, seja guardado pelo Plenário um minuto de silêncio, em sua derradeira homenagem e, posteriormente, enviado à família enlutada as condolências desta Edilidade.

Valinhos, 17 de agosto de 2.020.

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB

17 de ago. de 2020

Requerimento nº 1422/2020


Senhora Presidente,
Senhores Vereadores:

            O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa Voto de Congratulações e Reconhecimento à estudante ISABELA SCANNAPIECO PÊGAS, pela pré-seleção para integrar o Parlamento Jovem Brasileiro 2020.


Justificativa: 
     A aluna da rede municipal de ensino foi pré-selecionada para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2020), cumpridos os requisitos: ter idade entre 16 e 22 anos, estar matriculada e frequentando regularmente o ensino médio e nunca ter participado em edições anteriores. O PJB 2020 é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que conta com a participação de estudantes oriundos de diversos estados do Brasil.
      Entre os finalistas, Isabela Scannapieco Pêgas, de 16 anos, foi pré-selecionada para o restrito grupo, lembrando que as vagas são distribuídas proporcionalmente, como nas eleições, sendo que ao Estado de São Paulo tem a maior representatividade, serão onze jovens deputados, que seguirão, após as seguintes etapas, ainda sem datas definidas: outubro e novembro a preparação dos selecionados à distância, início da Jornada Parlamentar Virtual, em 2021, para a simulação em Brasília (DF).
       Para participar da pré-seleção do programa, Isabela, que cursa o ensino médio no Colégio Fundamentum, cumpriu a etapa de propor melhorias, de relevância nacional, com o protocolo do Projeto de Lei Complementar que “determina uma porcentagem do dinheiro pago pelas instituições financeiras (bancos) no ISS, se dirija para a área da saúde pública”. Destaca a Isabela que: “incorporei a economia ao meu projeto. Foi assim que minha ideia surgiu, olhando para nós, brasileiros, o que necessitamos e de que forma o governo pode nos assistir”.
       O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia, de iniciativa da Câmara dos Deputados, em parceria com o Consed – Conselho Nacional de Secretários e Educação, e as Secretarias Estaduais de Educação, a qual oferece ao estudante do ensino médio da rede pública ou particular a experiência de uma simulação parlamentar, em Brasília, pelo período de uma semana.
       O programa estimula o Deputado Jovem no desenvolvimento de habilidades de domínio de linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, consideradas também as principais diretrizes para o ENEM.
       Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens para a vivencia das principais etapas do processo de elaboração das leis, da construção e formatação dos projetos aos debates de temas de grande importância para o Brasil. Este ano o resultado final com a lista dos integrantes do Parlamento Jovem Brasileiro será divulgado no dia 18 de setembro.
        Na certeza que a experiência na Casa Legislativa trará à Isabela, assim como aos demais estudantes, a valorização da democracia nos processos, nos debates e nas decisões públicas em todas as esferas, o vereador Rodrigo Fagnani Popó, externa a torcida para a seleção da munícipe valinhense, Isabela, ao Parlamento Jovem Brasileiro.
        Solicita a aprovação do presente requerimento pelos senhores vereadores e que cópia da propositura e respectivo certificado sejam encaminhados à estudante Isabela Scannapieco Pêgas.
  
Valinhos, 13 de agosto de 2.020. 

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB

10 de ago. de 2020

Moção nº 109/2020


Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Aplauso, com votos de congratulação, reconhecimento e louvor, aos 54 anos da Escola Estadual Professor José Leme do Prado.



Justificativa: 
Uma história recheada de emoções que misturam encontros, despedidas e retornos tendo sempre por base o ensino e a família, os quais contribuem para os aprendizados e escolhas dos discentes e docentes para a vida. A frase que sintetiza a escola “Leme é Leme, simplesmente Leme!”.
Em 1966, é criado o Segundo Grupo Escolar de Valinhos no dia 26 de agosto, passando a denominar-se Grupo Escolar Professor José Leme do Prado em Janeiro/ 1969. Vindo a passar por outras mudanças no decorrer dos anos, tais como: Escola Estadual de 1º e 2º Grau, Escola Estadual. Seu primeiro diretor foi o Sr. Miguel Prado.
O Patrono da Escola “José Leme do Prado”, foi diretor pelo período de 22 anos da E.E. “Profº Antonio Alves Aranha”, o primeiro Grupo Escolar da cidade.
A história da escola está associada ao processo de industrialização da cidade, por volta da segunda metade do século XX, por meio da instalação de várias indústrias em Valinhos e do crescimento populacional da faixa etária escolar.
Para conhecer e compreender a história do Leme do Prado recomendo a leitura da Dissertação de Mestrado, de Glasiely Virgilio Silva, “Professor José Leme do Prado: histórias e memória de uma escola pública de Valinhos (SP)”, que pode ser acessada clicando aqui.
Desde a criação até os dias de hoje muitos alunos retornaram para a escola como professores, os quais têm a escola como extensão de suas casas e famílias. Encontramos nestes profissionais a dedicação e o amor pela escola e os alunos.
Em 2019 a escola passou a fazer parte do Programa de Ensino Integral, sendo a pioneira em Valinhos. O Programa visa a excelência acadêmica  a formação do aluno  em sua integralidade, ou seja, tanto em aspectos das habilidades acadêmicas quanto das habilidades socioemocionais e dessa forma a construção do jovem protagonista, que atuará de forma autônoma, competente e solidária tanto em sua vida escolar tanto enquanto cidadão em seu futuro, visando a realização de seus sonhos, conquistas e projetos pela via do conhecimento e excelência acadêmica e a conscientização da importância do seu papel social sendo um agente de transformação na sociedade por meio de valores e atitudes positivas.
No atual período de isolamento social, em razão da pandemia, os alunos assistem aulas online e realizam suas atividades à distância utilizando novas ferramentas por meio do aplicativo CMSP e outras plataformas digitais.  A unidade escolar  tem desenvolvido práticas de gestão e pedagógicas  inovadoras, projetos de pasta da unidade, como a  Mini ONU, simulação da Organizações das Nações Unidas, em parceria com o Departamento de Relações Internacionais da PUC de Minas Gerais, “A solidariedade em prática” em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, entre  outros que foram elaborados em consonância com o momento, além do estabelecimento de várias parcerias,  propiciando qualidade ao processo de ensino e aprendizagem e promovendo espaço para o Protagonismo Juvenil e a utilização dos Quatro Pilares da Educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conhecer.
Sempre se reinventando, a arquitetura do prédio, que apresenta características modernistas, ganhou novos temas, cores e movimentos por meio de um concurso de desenhos com a temática Protagonismo Juvenil em ação. Os alunos dos anos finais e ensino médio participaram com suas propostas e após uma pré-seleção uma comissão julgadora escolheu os finalistas que terão os nomes divulgados futuramente. A escola passa por pintura interna e externa, que entre outras novidades, atividades e surpresas irão comemorar os 54 anos de histórias, que geram protagonismo e competências visando o aprender a aprender, por meio de um resgate histórico e da importância da escola no cenário educacional de Valinhos bem como das formas de inovações pelas quais a escola vem passando para se aproximar cada vez mais da linguagem e interesses de seus alunos e para promover de fato, uma educação pública de qualidade.
Solicito, após aprovação pelo Plenário, seja encaminhada cópia dessa Moção à EE. Prof. José Leme do Prado pela passagem dos 54 anos de história.

Valinhos, 10 de agosto de 2.020.

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB