11 de fev. de 2015

Cidadã Honorária

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Faganani Popó que está subscreve apresenta, nos termos regimentais, o Projeto de Decreto Legislativo em anexo, que “concede o título de cidadã honorária a professora Maria José Pedroso Mayr” para apreciação em Plenário, requerendo a sua aprovação de acordo com a Lei Orgânica do Município de Valinhos, no termos que segue.


Justificativa:
Maria José Pedroso Mayr é uma pessoa alegre, otimista, cheia de sonhos e sempre na esperança em dias melhores e de paz para toda humanidade. Nascida em Santa Bárbara d'Oeste no dia 01 de outubro de 1930. Tendo como pais Pedro Pedroso e Maria De Oliveira Pedroso, de descendência portuguêsa e Italiana.
Iniciou seus estudos aos sete anos, até a 3a série em escolas rurais e a partir da 4a série, “pré-normal” e magistério em regime interno no "Colégio Nossa Senhora Dassunção" na cidade de Piracicaba/SP.
Após completar o Magistério em 1950, foi substituta na cidade de Pereira Barreto, de 1951 a 1954, morando na casa da irmã Enóe. Em seguida, já morando na cidade de Campinas, lecionou em Barão Geraldo, Paulínia e na Escola "Castorina Cavalheiro", após passou a atuar na E.E. "Prof. António Alves Aranha", onde trabalhou de 1960 a Outubro de 1984, e, no período noturno, em curso de adultos na Fazenda Espírito Santo, ambos em Valinhos.
Passaram por suas mãos muitos alunos, alguns são pessoas bastante conhecidas da comunidade: Dr. Bissoto, Dra Graça, Juliato, Manali, Spadaccia e tantos outros valinhenses. Aposentou-se no Cargo de Assistente de Diretor, cargo que exerceu nos últimos cinco anos de Magistério.
Humanista, como podemos perceber nesta frase proferida por ela “Amo a vida, a natureza e tudo que nela existe!”.
Conto com o apoio dos nobres companheiros para que esta Casa de Leis possa prestar esta homenagem com o Titulo de Cidadã Honorária de Valinhos a Professora Maria Jose Pedroso Mayr.
  
Valinhos, 09 de fevereiro de 2015.
  
Rodrigo Fagnani Popó
Vereador



DECRETO LEGISLATIVO Nº

Concede o Título de Cidadã Honorária de Valinhos a Maria José Pedroso Mayr na forma que especifica.
                     
..., Presidente da Câmara Municipal de Valinhos, nos termos do Projeto de Decreto Legislativo nº ....../2014, aprovado em Sessão Plenária de .......
 
DECRETA:

Artigo 1º - É concedido o Titulo de Cidadã Honorária de Valinhos ao Senhora MARIA JOSE PEDROSO MAYR, pelos relevantes serviços prestados a Educação em nosso Município.

Artigo 2º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor nesta data.

Artigo 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
  
Câmara Municipal de Valinhos,
Aos

 ....
Presidente 


Trajetória Escolar da Maria José Pedroso Mayr


            Meu nome é Maria José Pedroso Mayr, nasci em Santa Barbara D’ Oeste, estado de São Paulo, em 01/10/1930(gêmea) de Clodoaldo Pedroso (falecido em dia 14/11/2010), porém fomos registrados em 09/10/1930.
            Iniciei meus estudos aos 7 anos: da 1ª a 3ª série em Escolas Rurais; da 4ª série ao Pré, Normal e Magistério em regime de internato no “Colégio Nossa Senhora D’Assunção” em Piracicaba. Após completar o magistério em 1950, substitui em Escolas Estaduais e Rurais na cidade de Pereira Barreto/SP de 1951 a 1954. Em seguida estando morando em Campinas substitui em Escolas em Barão Geraldo, Paulínia e Valinhos. Em Valinhos na antiga Escola Estadual Alves Aranha no período da tarde e em curso de Adultos na Fazenda Espírito Santo aonde ia para escola de charrete, foi nesse período que conheci meu esposo o Valinhense Waldomiro Mayr em 1955. Como não tinha me efetivado no estado fui lecionar de fevereiro a junho de 1956 na Fazenda Santa Sofia em Jaú que era de propriedade do meu pai. Nesta época namorava o Waldomiro por correspondência, carta ia e vinha a cada dois dias.
            Em Agosto de 1958 fui efetivada no Estado e lecionei no Bairro Perobal a 30 Km de Birigui/SP morando numa casa com piso de chão, banheiro de fossa no quintal, iluminação com lampião e banho de bacia, água de posso e uma vez por mês ia para Birigui para reunião pedagógica.
            Para ficar mais próxima me transferi para Monte Alegre do Sul/SP, em fevereiro de 1959 e em 29/03/1959 me casei com Waldomiro Mayr, continuei ministrando aulas naquela cidade no bairro dos Limas,  e mesmo casada até maio de 1960 e minha sogra ficava comigo lá em Monte Alegre do Sul.
            E por união de cônjuge me transferi para Valinhos na “EEPG Prof. Antonio Alves Aranha”, ficando de 1960 até 1984, nesta lecionei para 3ª série e no mesmo ano de 1960 para auxiliar de Diretor, em seguida diplomada em Pedagogia e exerceu o cargo de Assistente de Diretor nos últimos anos de magistério, tendo em alguns períodos substituído a Diretora a saudosa e inesquecível Edna Vosgrau.             

Com aposentadoria continuei a rever meus colegas de trabalho em encontros mensais, o café da tarde dos aposentados que são encontros  algumas vezes feitos em alguma casa de aposentado e hoje são  estabelecidos pelo grupo em forma de rodízio e em estabelecimentos comerciais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário