28 de mai. de 2015

CLT ganha novos instalações

CLT ganha novos instalações
Novos banheiros e sala para guarda de materiais proporcionam mais qualidade às aulas de tênis e usuários do parque.

Depois de oito anos, as reivindicações de tenistas e familiares são atendidas no tangente à construção dos banheiros masculino, feminino e adaptado, próximo às quadras de públicas de tênis no CLT - Centro de Lazer do Trabalhador ‘Ayrton Senna da Silva’. O projeto, atendido na administração do Prefeito Clayton Machado, também inclui sala para acomodar os equipamentos usados nas aulas. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos já iniciou os trabalhos com previsão de conclusão para mais 100 dias. 
As aulas de tênis, coordenadas pela Secretaria de  Esportes e Lazer, são ministradas no CLT, sob a responsabilidade do Professor Pedro Stucchi, que vai além do tradicional. Aficionado pelo esporte e pela popularização do mesmo, o especialista, Pedrinho instituiu há oito anos o Projeto Social de Tênis Raquete para Todos, com empenho pessoal. 
Desde 2007, já atendemos, mais de 1.000 alunos, com idades de 3 a 70 anos. E, com a ‘LEI DO BOLETIM ACIMA DE 7.0, GANHA UMA RAQUETE’, já foram distribuídas mais de 200 raquetes, entre crianças e adolescentes e, não há repetência, entre os alunos há quatro anos”, pontuou Pedrinho, comemorando o sucesso do projeto. 
Hoje, os blocos, ali dispostos, já começam a formar paredes, paredes que já tem muita história para contar, somadas à paciência dos alunos e familiares e várias reivindicações do Professor Pedro e, em especial, ao Vereador Rodrigo Fagnani Popó, que tomou a causa como sua, engrossando o discurso. 
Segundo Popó, “indicações e requerimentos, sob a acolhida da plenária e boas horas de conversa junto ao Executivo, hoje convergem em instalações que vão beneficiar mais de 10 mil famílias que frequentam o parque, igualando as oportunidades, vez que o banheiro adaptado vai permitir, também, o uso do parque e das quadras pelas pessoas com deficiência”. Sorrindo, Popó joga bola: “quem sabe não temos outro campeão PcD a ser treinado por você, Pedrinho”?

 Fonte: matéria publicada no Jornal Terceira Visão, de 28/05/2015. 


23 de mai. de 2015

Novo presidente do PSDB Valinhos

Popó é o novo presidente do PSDB de Valinhos
Vereador foi eleito, em chapa única, para mandato de dois anos

Depois de dois anos, o PSDB de Valinhos tem novo presidente. O vereador Rodrigo Fagnani Popó foi eleito presidente do partido na cidade para o mandato de 2015/ 2017 em convenção realizada no domingo passado, 17.
"Tenho as missões de trazer todo o conhecimento adquirido enquanto presidente do PSDB Jovem de Valinhos (núcleo existente dentro do PSDB da cidade), bem como, o entrosamento com o PSDB Estadual, de forma proativa e realizar plano maciço de filiação, com amplo debate junto aos militantes para que se desenvolva um projeto político ouvindo as necessidades e pontos de vista de cada um", afirmou.
Assumir a presidência do PSDB local refletiu mudanças na Câmara Municipal. Na sessão da última terça-feira, 19, Edson Batista (PSDB) assumiu a liderança de bancada que antes era ocupada por Popó.
O novo presidente do PSDB de Valinhos assume o cargo no lugar de Adriano Geléia, fundador do partido e primeiro vereador do partido, na cidade. "Isso me traz maior responsabilidade, sabendo o que ‘Adriano Geléia’ representa para o nosso partido. É um grande desafio que assumi, mas com muito orgulho".

Nome: Rodrigo Vieira Braga Fagnani
Idade: 33 anos

Cargo público: vereador em sua primeira legislatura e novo presidente do PSDB de Valinhos para o biênio 2015/ 2017.

Fonte: matéria publicada Folha de Valinhos de 23/05/2015.

22 de mai. de 2015

Presidente do PSDB Valinhos

Eleito presidente do PSDB, vereador ‘Popó’ fala ao JTV
 Novo presidente do PSDB municipal, o vereador Rodrigo Fagnani, mais conhecido como ‘Popó’ comemora a liderança no partido após 12 anos na sigla, relembra sua trajetória, atividades dentro e fora da política e próximos planos.

Poucas pessoas têm uma história de superação como Rodrigo Fagnani Popó. Valinhense, com inclinação política desde cedo, milita há 12 anos pela política da cidade. Após dificuldades que vieram decorrentes de grave acidente, o popular Popó, é vereador pelo PSDB. Por esta sigla, hoje, aos 33 anos, chegou à presidência do partido – um dos maiores de Valinhos. Para contar sobre esta conquista e um pouco da sua bem sucedida história como político e esportista, ele é o entrevistado de hoje da coluna Na Sala com Márcia Duarte do JTV.

Como foi sua eleição à presidência do PSDB?
É o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde muito jovem. Fui presidente da juventude do partido aos 21 anos, sempre trabalhando na militância do PSDB e no desenrolar do tempo chegamos a esta conquista. Há cerca de um mês, meu nome foi lançado pelo então presidente e fundador do PSDB local, Adriano Geléia, juntamente com o prefeito Clayton Machado e demais membros da Executiva, honrado aceitei o convite.

Conte um pouco sobre o tempo que esta no partido e suas principais realizações até o momento.
Quando vim para o PSDB, não o fiz por interesse e sim por convicção. Vim por afinidade e identificação com a ideologia do Partido da Social Democracia Brasileira. E isso aconteceu desde a primeira ordem. Filiei-me em 2003, mas já era um simpatizante. Presidi o PSDB Jovem de 2003 a 2012, com vocação política desde os tempos de grêmio estudantil, com apoio familiar. 
Fui contemporâneo de partido de grandes nomes como Bruno Covas e Cauê Macris. Dentro do meu histórico, fui candidato a vereador em 2004, computando 866 votos – sendo o postulante jovem mais bem votado da história da cidade. Com isso, fiquei como suplente dos então vereadores Clayton Machado e Dalva Berto.
Diante desse resultado expressivo, fui procurado por outros partidos convidando-me à migração partidária. Porém, permaneci firme no comprometimento com a minha ideologia. Como consequência, em 2007, assumi o cargo de vereador, interinamente, por dois meses, quando o então parlamentar Clayton se licenciou. Em 2008, disputei minha segunda eleição municipal, recebendo 1.458 votos e ascendi à primeira suplência. Mesmo não tendo sido eleito, tive o sentimento pleno de ter realizado o meu melhor e contribuído para o partido. Sensação de missão cumprida!

Em tempos de comuns e frequentes trocas de partido e casos de infidelidade partidária, você considera que sua sigla representa realmente seus ideais. Se sim, quais são eles?
Sim! Tem que haver identificação ideológica. E, no meu caso, tenho com o PSDB. Sigla esta que nasceu com as ações de reorganização da ordem social e constitucional do nosso país com Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Franco Montoro, entre outros nomes, os quais foram precursores na reestruturação política democrática. Por isso, considero primazia o pleiteante a cargo público ter afinidade ideológica com seu partido. Mas o que vemos, hoje, é que muitos se apoiam em siglas, tão somente, para obter o quociente eleitoral, sem vínculo ideológico, contribuindo às siglas de aluguel e fazendo com que a essência dos partidos políticos se diluam no tempo.

Você tem uma história de superação por conta do acidente automobilístico que sofreu. Acha que isso, de certa forma, transformou sua vida pessoal e esportiva? E sua visão política e social?
Com certeza. No âmbito pessoal e esportivo, houve profunda transformação. As tarefas do dia a dia foram reaprendidas, momento em que percebi que as dificuldades poderiam ser vencidas com muita dedicação, comprometimento e esforço. O desafio do cotidiano após o acidente me mostrou que beleza era algo superficial e que o importante é ter uma mente saudável e bom estado de espírito.
Antes do acidente eu praticava Jiu Jitsu, Capoeira e Musculação. Após o acidente ampliei minha vida esportiva, somando várias medalhas, no Atletismo adaptado, nas modalidades arremesso de peso, dardo e lançamento de disco. Também pratico luta de braço, tiro esportivo e kart adaptado. Atividades estas que propiciam injeção de ânimo pelas conquistas físicas e mentais.
No âmbito político, pós acidente, encontrei maturidade, observando detalhes que passavam despercebidos, desde então, abraçando também à bandeira das Pessoas com Deficiência. Para o cadeirante a existência de rampa, degrau ou elevador fazem total diferença. O conceito de acessibilidade é recente, mantendo muitos excluídos do exercício do direito de ir e vir. Trabalho a inclusão das Pessoas com Deficiência, igualando oportunidades e propiciando a plena cidadania em nosso município. Nossa jornada é longa...

Você representa as pessoas com deficiência, causa que vem ganhando cada vez mais espaço, mas ainda tem muito a avançar. Como está a luta nesse segmento?
A luta é incessante, no dia a dia levo o conceito de respeito ao próximo. Trabalhamos para que as instalações dos prédios públicos e particulares estejam de acordo com as normas da ABNT –
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Como vereador, fiscalizo e cobro o respeito à acessibilidade, incluindo as pessoas com mobilidade reduzida e idosos. O respeito ao direito fundamental de ir e vir propicia situações de conforto, bem-estar e qualidade de vida.

Voltando à presidência, o que pretende manter no maior cargo do partido e o que pretende fazer de novo?
Pretendo dar sequência ao realizado pelo Adriano Geléia, um dos fundadores, ex presidente do PSDB local e o primeiro candidato do partido. Foi verdadeiro desbravador, pavimentando nosso caminho. Com a minha vivencia assumo a missão de contribuir para o exercício da democracia por meio dos debates de políticas públicas, junto à população valinhense, ampliando também os quadros do partido com a parcelada da sociedade que comunga da mesma ideologia.

O que achou dos recentes projetos aprovados para concessões no município?
Não podemos frear o progresso da cidade. Na administração da rodoviária, por exemplo,devemos primar pela qualidade dos serviços, melhorias das instalações, diversidade comercial e acessibilidade. A base que a população de Valinhos merece, seguindo modelos de outras cidades, que atraíram investidores e, principalmente, estimulam o uso transporte público pelo cidadão. Em soma, é de conhecimento geral que a cidade tem o maior índice de veículos por habitante da RMC, à beira de um colapso. Portanto, como ser contrário a viabilização do sistema de transporte público com eficiência e modernização?

Falando agora como presidente do PSDB municipal, o que pode adiantar em relação às eleições municipais a serem disputadas no ano que vem?
O partido une lideranças locais e há crescente aproximação de outros grupos e líderes que se somam à base do governo, cada qual com seu espaço e sua participação na administração democrática. Nas esferas estaduais e federais, contamos com sólidos apoios dos deputados Carlos Sampaio, Célia Leão, Bruno Covas e Cauê Macris. 

Fonte: matéria publicada no Jornal Terceira Visão, de 22/06/2015.


18 de mai. de 2015

Indicação nº 1319/2015

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

                                O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar estudos de viabilidade para remoção de árvore mediante construção de garagem, na Rua dos Amarilis, n.º 172, Jardim Paraíso. 


Justificativa:
 Esse Vereador, a pedido de munícipes, faz a presente Indicação.
  
Valinhos, 18 de maio de 2015.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

15 de mai. de 2015

Cecap Skate Park

LEI Nº 5.118
DE 13 DE MAIO DE 2015

Denomina “Cecap Skate Park” a pista de skate instalada na Praça Amélio Borin, no bairro Cecap.

CLAYTON ROBERTO MACHADO, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 80, inciso III, da Lei Orgânica,

FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1°. É denominada “Cecap Skate Park” a pista de skate instalada na Praça Amélio Borin, no bairro Cecap.


Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura do Município de Valinhos,
aos 13 de maio de 2015.

CLAYTON ROBERTO MACHADO
Prefeito Municipal

ALEXANDRE AUGUSTO SAMPAIO
Secretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais

CÉSAR ANDRÉ CRUZ BARDUCHI
Secretário de Planejamento e Meio Ambiente

P.L. nº 12/15 – Autógrafo nº 24/15 – Proc. nº 570/15-CMV – Proc. n° 9.055/2015-PMV

Conferida, numerada e datada neste Departamento, na forma regulamentar. Projeto de lei de iniciativa dos Vereadores Rodrigo Vieira Braga Fagnani Popó e José Osvaldo Cavalcante Beloni - Kiko Beloni.

Marcus Bovo de Albuquerque Cabral
Departamento Técnico-Legislativo
Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais

Este texto não substitui o publicado no Boletim Municipal nº 1452, de 15/05/2015.

11 de mai. de 2015

Requerimento nº 681/2015

Senhor Presidente 

                                      O vereador Rodrigo Fagnani Popó, requer, nos termos regimentais após aprovação em Plenário, seja consignado em ata Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. Francisco das Chagas Herculano Barroso.
  


Justificativa:       
Sr. Francisco das Chagas Herculano Barroso, cinquenta e oito anos, casado, faleceu aos dez dias do mês de maio, deste ano, deixando viúva, a Srª Francisca Rozenir Rodrigues Barroso, e as filhas Carina Rodrigues Barroso e Francisca Alexandra Rodrigues Barroso. 
Seu falecimento representa uma perda irreparável entre familiares e amigos.
     Requeremos ainda seja guardado pelo Plenário um minuto de silêncio em sua derradeira homenagem e, posteriormente, enviado à família enlutada as condolências desta Edilidade.
  
Valinhos, 11 de maio de 2.015.


Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB

4 de mai. de 2015

Projeto de Lei nº 46/2015

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó apresenta, nos termos regimentais, o Projeto de Lei em anexo, que “denomina ‘Rua Elton Machado Barbosa’, a Rua 2, do Loteamento Residencial Porto do Sol, Bairro Capuava, com início na Rua 1 e término no balão de retorno da Rua 2 do mesmo loteamento” para apreciação em Plenário, requerendo a sua aprovação e remessa ao Senhor Prefeito Municipal de acordo com a Lei Orgânica do Município de Valinhos, no termos que segue.
Em atenção à Lei Municipal nº 2.376/1991 são apresentados em anexo: Projeto de Lei, biografia, atestado de óbito, descrição e croqui da localização da Rua.


 Justificativa:
Natural de Valinhos, Elton Machado Barbosa nasceu em dezessete de outubro de mil novecentos e sessenta e seis, faleceu em vinte e um de dezembro de dois mil e oito, com quarenta e dois anos de idade, em razão de acidente de trânsito.
Filho de Inêz Borges Machado Barbosa e Domingos Especiom Barbosa, casado com Luciana Amgarten, pai de Carolina Amgarten Barbosa e avô de Sophia Amgarten Barbosa. Na sua infância estudou no SESI 299 e na juventude na Escola Professor Alves Aranha. Trabalhou na empresa Unilever Valinhos como empilhadeirista.
Pessoa querida por todos, gostava de jogar bola e de encontrar os amigos, em especial nos churrascos que organizava.
Assim, entendemos como justa homenagem e a perpetuação do nome em um logradouro desta cidade.
Nestes termos, submete-se o Projeto de Lei ora apresentado à apreciação desta Colenda Casa de Leis, que por certo merecerá o total apoio, pela justa homenagem que constitui.

Valinhos, 04 de maio de 2015.
  
Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB

PROJETO DE LEI Nº 46/2015

Denomina “Rua Elton Machado Barbosa”, a Rua 2, do Loteamento Residencial Porto do Sol, Bairro Capuava, com início na Rua 1 e término no balão de retorno da Rua 2 do mesmo loteamento.
                                                          
..., Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 80, inciso VIII, da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º.  É denominada “Rua Elton Machado Barbosa”, a Rua 2, do Loteamento Residencial Porto do Sol, Bairro Capuava, com início na Rua 1 e término no balão de retorno da Rua 2 do mesmo loteamento.

Art. 2º.  Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
                                              
                                                           Prefeitura Municipal de Valinhos,
                                                           aos

...
Prefeito


ELTON MACHADO BARBOSA
Biografia

Elton Machado Barbosa, nascido em Valinhos no dia 17/10/1966, filho de Inêz Borges Machado Barbosa e Domingos Especiom Barbosa, casado com Luciana Amgarten, pai de Carolina Amgarten Barbosa e avô de Sophia Amgarten Barbosa. Faleceu em 21/12/2008, com quarenta e dois anos de idade, em razão de um acidente de trânsito.
Na sua infância estudou no SESI 299 e a juventude na Escola Professor Alves Aranha. E trabalhou na empresa Unilever Valinhos como empilhadeirista.

Pessoa querida por todos, gostava de jogar bola e de encontrar os amigos, em especial nos churrascos que realizava em parceria com o seu cunhado André Norberto Amgarten.

Indicação nº 1177/2015

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

                                O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar avaliação da árvore localizada na Rua Cosmópolis defronte ao nº 74, para avaliar possíveis riscos de queda ou doença, caso necessário realizar a poda da mesma.



Justificativa:
Esse Vereador, a pedido de munícipes que informam que a mesma está oca e com queda da casca, faz a presente Indicação.
  
Valinhos, 04 de maio de 2015.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Maria José Pedroso Mayr

Decreto Legislativo nº 04 de 28 de abril de 2015.

Concede o Título de Cidadã Honorária de Valinhos a Maria José Pedroso Mayr na forma que especifica.

Sidmar Rodrigo Toloi, Presidente da Câmara Municipal de Valinhos, no uso das atribuições de seu cargo, nos termos do Projetode Decreto Legislativo nº 01/15, aprovado por unanimidade em sessão realizada aos 28 de abril de 2015,

DECRETA:

Art. 1º. É concedido o Título de Cidadã Honorária de Valinhos à Senhora Maria José Pedroso Mayr, pelos relevantes serviços prestados ao Município na área da Educação.


Art. 2º. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Valinhos,
aos 28 de abril de 2015.

Publique-se

Sidmar Rodrigo Toloi
Presidente

Israel Scupenaro
1º Secretário

César Rocha Andrade da Silva
2º Secretário

Publicado no local de costume e enviado para publicação
na Imprensa Oficial do Município nesta mesma data.

Nilson Luiz Mathedi

Diretoria Parlamentar

Este texto não substitui o publicado
no Boletim Municipal nº 1450, de 04/05/2015, pág. 46.