18 de abr. de 2016

Requerimento nº 671/2016

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

                                   Os Vereadores Rodrigo Fagnani Popó e Israel Scupenaro requerem, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Centro Cultural Sou Capoeira, pelo batizado e troca de cordas.

  
Justificativa:
Na tarde de sábado, 16, aconteceu no Auditório Municipal a cerimônia de batizado e troca de cordas pelo Centro Cultural Sou Capoeira, com a presença de mestres, monitores, alunos e familiares de Valinhos e região.
A realização do evento ficou a cargo dos monitores Burdog e Sumiço (formando), com coordenação do professor Fernando 90 e supervisão do mestrando Fabio 90. Destaco que, o Centro Cultural Sou Capoeira, há mais de quatro anos, realiza treinos de capoeira para todas as idades.
O batizado de capoeira é um evento no qual a criança ou o adulto entra pela primeira vez (recebe a primeira corda), oficialmente, em uma roda de capoeira, sem exigir a performance, mas sim para sentir toda a magia do mundo da capoeiragem. E, nas cerimônias seguintes ocorrem as trocas de cordas.
Lembro que, a capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil, além de representar a resistência dos negros à escravidão. Cabe destacar que é patrimônio cultural brasileiro conforme reconhecimento oficial do PHAN - Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, do Ministério da Cultura. A capoeira é, inequivocamente, um traço cultural indelével de nossa identidade cultural, expressando-se como arte, ofício e alternativa profissional para muitos brasileiros.
Após aprovação pelo Plenário seja encaminhado certificado com Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Professor Fernando 90, coordenador do evento. 

Valinhos, 18 de abril de 2016. 

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB
  
Israel Scupenaro
Vereador - PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário