29 de jan. de 2013

Novo Projeto


RMC pode ganhar mais estações de trem
Americana e Campinas já estão incluídas, e Estado não descarta outras cidades; ontem, plano foi apresentado

O governo do Estado apresentou ontem o projeto para construção de uma ampla rede de 416km em cinco linhas de trem que vão ligar diversas cidades a um raio de pouco mais de 100km da Capital. O vice-governador, Guilherme Afif Domingos (PSD), não descartou que outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) abriguem paradas dos trens. Atualmente, estão previstas estações em Americana e Campinas. Valinhos, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa já declararam que irão batalhar para ter estações.
A intenção do Palácio dos Bandeirantes é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes. O projeto apresentado aos investidores estrangeiros prevê cinco linhas, todas construídas em PPP (Parceria Público Privada): São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre a capital Paulista e Santos.
Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h.
A primeira fase do projeto prevê a ligação entre a Capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí.
Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a Capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté. Afif disse que o projeto “conversa” com os planos de construção do TAV (Trem de Alta Velocidade) entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. “O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o trem de alta velocidade”, disse. Segundo ele, a intenção do trem regional é competir com o transporte de carros, e o objetivo do trem bala é competir com o transporte aéreo.

Investimento
O plano de US$ 9,2 bilhões prevê 70% do projeto bancado pela iniciativa privada e 30% pelo governo do Estado. Em estudo, o edital deve ser divulgado até novembro, mas já se sabe que o modelo de escolha do operador será por menor pagamento anual exigido do Estado ou menor demanda de investimento público para o projeto. Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.
Fonte: matéria de Pedro Garcia no jornal TodoDia de 29/01/2013.

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