24 de jan. de 2013

Verde e Azul

Após ler a matéria publicada no jornal Folha de Valinhos intitulada "Valinhos não recebe Certificado Verde Azul", a qual trazia o gráfico abaixo.


Consultei o portal do Programa Município Verde e Azul e constatei a involução de Valinhos junto ao Programa, trago a seguir as informações colhidas:


O Programa
O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Esta gestão ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.
Visa, também, promover a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades.
Conheça as 10 Diretivas do Programa: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

Ação
Irei buscar junto a Administração Municipal do Prefeito Clayton Machado os motivos e como recuperar a participação de Valinhos no Programa Município Verde e Azul.


Um comentário:

  1. Fala Popó!
    Em relação a este assunto, em um sábado destes eu estava colocando o lixo reciclável (que eu tinha o cuidado de separar semanalmente - a coleta seletiva passa aos sábados na minha rua) na lixeira de casa e o lixeiro disse que eu não precisava me preocupar em separar o lixo porque Valinhos não possui cooperativa de lixo reciclável e aquele saco de lixo iria pro lixão com o lixo comum, orgânico.
    Isso é verdade?
    Eu até deixei de separar o lixo com tanto cuidado, ainda o faço, mas com menor cuidado.

    Muito obrigado
    Abraço

    Eduardo

    P.S.: Parabéns pela iniciativa de esclarecer as questões do nosso município via blog, dessa forma fica mais fácil de acessar as informações. Eu, por exemplo, nem sabia que existia esse programa.

    ResponderExcluir