24 de abr. de 2018

Texto 2: Comprometimento e Superação


Comprometimento e Superação
por Kellvin Dias Mauro
24/04/2018

No dia 24/04 houve a palestra com Rodrigo Fagnani, mais conhecido como Popó. Ele foi instrutor de capoeira, sempre gostou de esportes e hoje é vereador na cidade de Valinhos.
Aos seus 21 anos aconteceu um acidente, voltando da balada, que ocorreu uns 300 metros antes da chegada da chácara da família, sendo arremessado para fora do carro e fraturou a coluna vindo a tornar-se paraplégico. E foi aí que com 21 anos encontrou-se com a palavra “comprometimento”, passando por diversas clínicas e vários médicos.
Os familiares e seus amigos deram motivação, não deixaram que ele se abalasse. Mas alguns de seus amigos se afastaram, em compensação outros, os verdadeiros, uniram-se com ele nas mais diversas para que conquistasse a superação e a autonomia.
Rodrigo não se abalou de nenhuma forma, mesmo depois de passar 15 dias no hospital, entretanto após três meses de recuperação voltou a academia, mas não voltou a fazer os mesmos exercícios.
Percebeu que ao preocupar-se com a aparência exterior após o acidente recebeu um tapa na cara, pois o verdadeiro “Eu” é aquele que está dentro de nós. Somos seres que possuímos motivação interior.
Em sua nova situação começou a perceber que os lugares não tinham elevadores ou rampas. Encontrou diversas barreiras arquitetônicas, com isso entende a importância das normas de acessibilidade que transformam a cidade e as edificações boas para todas a pessoas, sejam deficientes ou de mobilidade reduzida.
Depois do acidente uns quatro a cinco meses não queria ficar na zona de conforto, decidiu morar sozinho, todos se espantaram, mas ninguém consegui tirar esta ideia da sua cabeça. Mas chegando a sua casa percebeu que não tinha acessibilidade adequada. Teve que criar estratégias para se virar, pois fazia tudo o que uma pessoa “normal” faz, como: lavar, passar e cozinhar.
Portanto Rodrigo tinha o sonho que ser médico, prestou por três vezes o curso de medicina, mas não entrou, e acabou prestando biologia, mas não era aquilo que queria, pois ouviu a frase da professora no primeiro dia “Todo biólogo é um médico frustrado”, não voltou mais. Mesmo tendo sofrido o acidente em 18 de maio não desistiu de seus sonhos, foi por quatro vezes candidato a vereador em Valinhos, por duas vezes foi candidato a vereador, ficando com suplente nas duas eleições, tendo votação expressiva aos 21 anos, o jovem mais bem votado.
Rodrigo atualmente é formado em direito e advogado. No início de sua carreira pública trabalhou como supervisor de esporte na Prefeitura de Valinhos, onde conheceu o atletismo adaptado.
Nesse meio tempo descobriu que as “barreiras” em nossa vida são criadas por nós mesmo.
A palestra ocorreu na E. E. Professor Luis Galhardo, no dia 24/04/2018, com os alunos do grupo da “Eletiva: a quarta parede” (que é o tato), pois estamos estudando sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário