24 de abr. de 2018

Texto 1: Comprometimento e Superação


Comprometimento e Superação
por Jiúlia Munhoto
24/04/2018

Na terça-feira, 24, foi ministrada a palestra “Comprometimento e Superação”, com a participação de Rodrigo Fagnani Popó, contando sobre sua história de vida e os momentos de superação.
Popó é vereador da cidade de Valinhos, chegou a ser instrutor de capoeira. Veio a sofrer acidente de carro, aos 21 anos, quando estava voltando para chácara da família sem condições de dirigir, acabou capotando o carro, vindo a ser projetado para fora e fraturando a coluna e tornou-se paraplégico.
Conta como foi importante a ajuda de seus amigos e familiares para sua superação de vida. Devemos tratar todas as pessoas, com ou sem deficiência, com respeito e dignidade, mas é inegável que termos preconceito com as pessoas com deficiência, mas destacou que estas pessoas vivem com suas emoções e dificuldades.
Ele conta como olhava para as pessoas com deficiência das pessoas e que sente que as pessoas têm dó dele. Rodrigo resolveu morar sozinho para conseguir se virar com autonomia e independência e com o passar do tempo desenvolveu diversas técnicas para poder lidar com os pequenos problemas de cada na casa em que morar sozinho.
Trabalhou na Secretaria de Esportes de Valinhos, como coordenador de esportes. Destaca ainda que concorreu quatro vezes para vereador, sendo que nas duas primeiras foi o suplente mais votado, e na primeira foi o candidato a vereador mais jovem a receber a quantidade de votos. Mas nas duas últimas vezes acabou eleito com vereador na cidade de Valinhos.
No esporte Popó é o maior medalhista no atletismo de Valinhos, sendo o primeiro atleta a conquista a medalha de ouro para a cidade, desde 1961.
Conta como é importante ter garra e força para tudo que fazemos, porque somos capazes, mais do que imaginamos, mesmo apesar de nossas dificuldades, somos capazes de superá-las.
Ao final da palestra destacou que foi bom compartilhar um pouco das suas histórias e vivências com os alunos da Escola Estadual Professor Luis Galhardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário