29 de set. de 2020

Requerimento nº 1779 / 2020

Senhora Presidente,

Nobres Vereadores: 

 

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após aprovação em Plenário, seja consignado em ata o Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Écio Capovilla.


Justificativa:          

Senhor Écio Capovilla, faleceu aos vinte e oito dias do mês de setembro deste ano, viúvo, deixa os filhos Patrícia, Alexandre e Ticiana e familiares aos quais externo minhas sinceras condolências.

            Écio Capovilla, célebre médio-volante do Vasco, nasceu em Valinhos numa bela manhã de novembro (09/11/1936). Desde pequeno seu esporte favorito foi o futebol. Com apenas 14 anos de idade participou de jogos da divisão infantil da liga campineira pela equipe do Esporte Clube Rigesa de Valinhos.

            Quando criança, pela paixão ao futebol, deixou de participar das aulas no colégio para jogar. O futebol fez parte se sua alma, começou sua jornada pelos gramados, na década de 40, pelo Papelão Futebol Clube, o time de futebol da Rigesa, passou pelo Guarani (Campeão Juvenil 1953), indo para o Rio de Janeiro em 1955, onde foi campeão pelo Fluminense, retornando para Valinhos, por pouco tempo.

            Em 1956, surgiu a grande chance de sua vida quando foi contratado pelo Vasco a pedido do técnico Gradin, ex-treinador do Fluminense. Jogou por oito anos e conquistou diversos títulos: Campeonato Carioca, Torneiro Rio São Paulo de 1958 e títulos internacionais.

            Fato inusitado publicado pelo Correio da Manhã, em 1958, quando da enquete com jogadores de futebol, intitulada “O home e a Flor”, realizaram entrevista

com o Écio, na época médio-direito do Vasco, respondeu que sua flor preferida era o AMOR-PERFEITO, desde menino gastava desta flor.

            Écio Capovilla jogou em vários times do país, inclusive, foi convocado para a Seleção Brasileira, em 1960, em razão de sua boa forma física e conquistas pelo Vasco.

            Disputou pela Seleção a Copa Roca (Copa América) e a Copa Oswaldo Cruz, na Argentina e Paraguai. Neste período teve a oportunidade de jogar com alguns dos maiores craques que o Brasil, entre eles: Garrincha, Gilmar, Milton Santos, Orlando, Beline, Djalma Santos, Pelé e Zagalo.

            Em 1963 transferiu-se para o Sporting Cristal do Peru e encerou sua carreira como jogador profissional em 1966.

            De volta a Valinhos, foi gerente de empresa multinacional por 35 anos e Secretário de Esportes e Lazer no período de 2001 até 2004, coordenou a prática esportiva nos bairros, fomento das escolinhas de futebol e os Jogos Estudantis.

            Seu falecimento representa perda irreparável entre familiares e amigos.

            Requeremos, ainda, seja guardado pelo Plenário um minuto de silêncio, em sua derradeira homenagem e, posteriormente, enviado à família enlutada as condolências desta Edilidade. 

Valinhos, 29 de setembro de 2.020. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB 

28 de set. de 2020

Indicação nº 1507 / 2020

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores: 

 

                        O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar estudos de viabilidade para remoção da árvore localizada na Rua Antônio Lando, confluência com a Rua Maria Andreoli Rovere, nº 09, defronte ao bolsão de segurança do bairro Vila Moleta.

 


 Justificativa:

                        Esse Vereador, a pedido de munícipes, por ter visitado o local e constatando a inclinação do poste de energia, por conta da referida árvore, faz a presente indicação. 

Valinhos, 25 de setembro de 2.020. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Moção nº 143 / 2020

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores: 

 

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apelo para que o Ensino Médio Regular da Escolar E. E. Professor José Leme do Prado seja mantido para o ano letivo de 2021.


 Justificativa:

             A Comunidade Escolar da E. E. Professor José Leme do Prado, escola localizada à Rua São Paulo, nº 435, Vila Santana, na cidade de Valinhos requer apoio desta colenda Casa de Leis, da Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste e do Estado de São Paulo para a união de esforços para permitir que a manutenção do período noturno da unidade escolar, que atende o segmento de Ensino Médio Regular, se mantenha para o ano letivo de 2021.

            A escola fica em localização que atende ao acesso com facilidade dos bairros vizinhos e, até mesmo, do bairro Jardim São Bento, que apesar de ser mais afastado, ainda assim, tem como escola mais próxima e de mobilidade, a Professor José Leme do Prado.

            Além do aspecto geográfico, a escola também conta com equipe de excelentes profissionais o que assegura um ensino de qualidade e diferenciado para os alunos, o que faz toda a diferença.

            São mais de duzentos estudantes do período noturno, que ingressam em horário escolar após jornada exaustiva de trabalho, mas, ainda assim, por meio de trabalho sério e com professores presentes e atuantes, sentem-se motivados a continuarem os estudos com comprometimento.

Solicito, após aprovação pelo Plenário, sejam encaminhadas cópias dessa moção ao Governador do Estado de São Paulo, Senhor João Dória, ao Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Senhor Rossieli Soares da Silva, à Dirigente Regional de Ensino Campinas Oeste, Senhora Rossenilda Gomes Farias e à Diretora da Escolar E. E. Professor José Leme do Prado, Senhora Rose Duarte Cerqueira.   

Valinhos, 24 de setembro de 2.020. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

25 de set. de 2020

Requerimento nº 1740 / 2020

Você pode acessar a resposta ao requerimento clicando aqui.

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores:  

                                   O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja encaminhado ao Senhor Prefeito os seguintes pedidos de informações: 

       Como está cadastrada a Rua Dois do bairro Parque Residencial Colina do Sol? Qual o CEP da Rua Dois do bairro Parque Residencial Colina do Sol? Houve mudança na denominação e CEP da referida rua? Como está a identificação junto aos Correios? 

         A Rua Anésio Bernardi pertence a que bairro e qual o trecho ela corresponde?

       A Rua Dois do bairro Parque Residencial Morada do Sol já pertenceu à Rua Dr. Adhemar de Barros, no trecho entre os números 896 e 1006?

    Quais os números dos imóveis localizados na Rua Dois do bairro Parque Residencial Morada do Sol? 

          Para enviar correspondências como IPTU, DAEV, CPFL e Correios aos munícipes a Prefeitura utiliza seu próprio cadastro ou o endereço é informado pelo morador?                                      

                                 

Justificativa:

          Esse vereador, para conhecer a realidade dos fatos e responder questionamentos, faz o presente requerimento. 

Valinhos, 23 de setembro de 2020. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB 

21 de set. de 2020

Requerimento nº 1701 / 2020

Você pode acessar a resposta ao requerimento clicando aqui e aqui.

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores:  

                                   O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja encaminhado ao Senhor Prefeito os seguintes pedidos de informações: 

                                   Encaminhar, em arquivo digital editável, a relação dos logradouros públicos que possuem denominações e dos logradouros que são passíveis de denominação, mas não a possuem ainda, e quais estão reservados para denominação, com o nome de quem solicitou, contendo em todas as localizações, as leis de denominações e se já possuem placa de denominação instalada. 

 

Justificativa:

Esse vereador, para conhecer a realidade de nosso Município e para responder questionamento de munícipes, faz o presente requerimento.   

Valinhos, 21 de setembro de 2020.  

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

16 de set. de 2020

Requerimento nº 1700 / 2020

Senhora Presidente,

Nobres Vereadores:

 

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após aprovação em Plenário, seja consignado em ata o Voto de Pesar pelo falecimento do a ex-vereador Leonardo Tordin (Nane).

Justificativa:          

O ex-vereador Leonardo Tordin, o Nane, faleceu aos dezesseis dias do mês de setembro deste ano, deixando a esposa, Alzira Pavan, e os filhos Norberto, Nivaldo, Nilson, Neivaldo, Ronaldo e Aline, aos quais externo minhas sinceras condolências.

Filho do casal valinhense, Luis Tordin e Amélia Capelatto Tordin, Nane Tordin nasceu (1938) no Bairro Ribeiro, morou na Avenida Independência (antiga Rua dos Coqueiros), depois no Bairro Roncaglia e por fim no Bairro Capuava, onde passou por variados momentos, com a plantação de figo junto com familiares.

Depois deixou de plantar figo na chácara e passou a administrar um bar e lanchonete no cruzamento da Avenida Dom Nery com Rua Sílvio Concon, por cerca de 12 anos. Foi quando surgiu o convite por parte do Jerônymo Alves Corrêa em entrar para a política, como candidato a vereador, sendo eleito em 1969, com 382 votos.

A 5ª Legislatura, 1970 a 1972, foi uma fase complicada politicamente, em meio ao Regime Militar e os vereadores precisavam de muito cuidado para se expressar, mas era uma época positiva no meio político em razão da disciplina. O destaque desta legislatura foi a indicação de instalação de um semáforo aéreo no cruzamento com a Avenida Dom Nery e a Rua Silvio Concon, muitos pares fizeram gozações com ele, mas o semáforo aéreo é um dispositivo pendurado por um cabo de aço instalado bem no meio da via, para possibilitar total visão dos motoristas em razão do grande número de árvores na via.

Já na 6ª Legislatura, 1973 a 1976, foi reeleito com cerca de 350 votos, mas os vereadores da oposição tinham a maioria e seus projetos de lei foram engavetados. Como reclamava o Nane: “Piro ainda que isso, muitos de nossos projetos recebiam algumas pequenas alterações e eram aproveitados por outros pares ligados ao prefeito da época e que acabavam assinando o documento e levando o mérito por isso”.

Em 1976, após perder a sua terceira candidatura, por apenas quatro votos, desistiu da política, não quis ficar nos bastidores, passou a dedicar-se novamente à sua chácara na Capuava e a trabalhar com cavalos. Sendo eleito Presidente do Clube dos Cavaleiros de Valinhos, no final da década de 90. Depois entrou no ramo de papel e embalagens para frutas, atuando por um bom tempo, até passar o negócio para o filho Ronaldo.

Após o momento da política revelou seu lado desportista passando a jogar bocha, atuou como jogador e dirigente da equipe de Bocha do Operário FC, sendo diversas vezes campeã em Valinhos. Representou Valinhos nos Jogos Regionais, sendo a equipe valinhense por cinco vezes consecutivas medalha de outro e uma vez medalha de prata nos jogos Abertos. Depois de aposentado passou a atuar como auxiliar do comandante da equipe de bocha que representava Valinhos nos jogos Metropolitanos Regionais.

Seu falecimento representa perda irreparável entre familiares e amigos.

     Requeremos, ainda, seja guardado pelo Plenário um minuto de silêncio, em sua derradeira homenagem e, posteriormente, enviado à família enlutada as condolências desta Edilidade. 

Valinhos, 16 de setembro de 2.020. 

 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

15 de set. de 2020

Emenda ao PL nº 58/ 2020

O vereador Rodrigo Fagnani Popó, após nova revisão do Projeto de Lei nº 58/2020, em razão de reunião realizada no dia 14 de setembro com representantes dos Foods Trucks, apresenta a seguinte Emenda:  

EMENDA Nº  02/ 2020 

Altera a redação do caput do Art. 7º e a redação do Art. 11 do Projeto de Lei nº 58/2020, que dispõe sobre a comercialização de comidas e de bebidas por veículos denominados “foodtrucks”, em áreas privadas, no Município de Valinhos e dá outras providências.  

“Art. 7º - A área ocupada pelo “food truck” pode ser complementada com uma área para consumação, coberta ou não, que deverá ficar limitada à área privada, respeitando o que segue:

 I - ...”

 “Art. 11 - É permitida a instalação de equipamentos tipo “foodtruck”, de quaisquer categorias, nas zonas estritamente residenciais, nas seguintes condições: 

a) no sistema de entrega e retirada, sem área de consumação; ou 

b) nas vias corredores, com área de consumação, nos termos do Art. 7º.

 

Justificativa:

           A presente Emenda justifica-se para aprimorar o referido Projeto de Lei.


Gabinete do Vereador, 14 de setembro de 2020. 

 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

14 de set. de 2020

Indicação nº 1403/ 2020

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores: 

                                   Os Vereadores Rodrigo Fagnani Popó e Aldemar Veiga Junior solicitam que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Firmar convênio com a ACOVAL – Associação dos Corredores de Valinhos para ceder espaço para guarda de equipamentos da associação e dos atletas da Equipe Lurdes Salgados.

Justificativa: 

Os vereadores que está subscrevem fazem a presente Indicação em razão da estrita necessidade de formalização da cessão do espaço via convênio,.

Os atletas da Equipe Lurdes Salgados, hoje, utilizam o espaço cedido localizado na entrada do CLT - Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna da Silva.

Alguns atletas da Equipe fundaram a Associação dos Corredores de Valinhos - ACOVAL com as finalidades de: 1. Promover a integração e convívio social dos corredores de rua, proporcionando aos associados reuniões esportivas e sociais; 2. Fomentar as corridas de rua na cidade de Valinhos, apoiando os organizadores de corridas, franqueando-lhe espaços para a divulgação de seus eventos; 3. Organizar corridas de rua, promover palestras e conferências técnicas ligadas ao atletismo; 4. Elaborar companhas, visando à proteção e integridade física dos praticantes do desporto, junto às entidades de segurança pública, motoristas e motociclistas; 5. Promover fóruns, seminários e companhas pela saúde e qualidade de vida; 6. Organizar treinos periódicos, com a presença de um treinador, para orientação dos associados.

Reiteramos a indicação, em razão da formalização da referida cessão do espaço por meio da ACOVAL.

Ao ensejo, renovamos protestos de elevada estima e consideração. 

 

Valinhos, 08 de setembro de 2.020. 

 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

 

Aldemar Veiga Junior

Vereador - DEM

Moção nº 133/ 2020

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores: 

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Aplauso, com votos de congratulação, reconhecimento e louvor, aos 100 (cem) anos de vida e de dedicação a sétima arte ao cineasta e fotógrafo Henrique de Oliveira Junior. 

Justificativa:

Henrique de Oliveira Junior, nascido em Valinhos, tornou-se cineasta e produtor de curtas metragens que foram premiadas pelo mundo afora, além de ser o responsável pela fundação do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O grande nome do cinema nacional completa 100 anos no dia 10 de setembro de 2020 e sua paixão por cinema vem desde a infância, tendo realizado, além de diversos filmes, a criação e invenção de equipamentos.

Um verdadeiro defensor da sétima arte que teve como origem o filme Lição Merecida, curta-metragem mudo, com duração de 25 minutos, rodado originalmente em 16mm, em preto e branco, no ano de 1952, tendo como locação a Fazenda Santa Tereza em Valinhos.

O curta tem como sinopse a história de funcionários da fazenda que traem a confiança do patrão e tentam roubar o ouro que estava sendo transportado por colegas ao banco da cidade. Porém, um dos traidores se arrepende e ajuda a capturar os bandidos.

O filme é um bang bang, tipo de filme preferido pela meninada daquela época. Todos os personagens foram interpretados por meninos coroinhas da Igreja Matriz de São Sebastião de Valinhos, em 1952. As filmagens foram feitas em seis sábados, à tarde, e todos foram transportados de caminhão, graças à gentileza do Sr. Antonio Spanholeto, que tinha um armazém na esquina da Rua Antonio Carlos com a Rua Heitor Penteado.

Esta é a primeira experiência em cinema de Henrique de Oliveira Junior, tendo o equipamento de filmagem cedido pelo prefeito de Campinas, Dr. Antonio Mendonça de Barros.

A produção coube ao Monsenhor Bruno Nardini, argumento e roteiro do Padre Francisco Machado, sob a direção de fotografia e montagem de Henrique de Oliveira Junior. O elenco do filme foi formado por: Antônio Carlos Antunes dos Santos (camarada infiel), Antonio Carlos Spagnoleto (delegado, in memoriam), Cláudio da Silva Prazeres (camarada da fazenda), Dermival Concon (camarada da fazenda), Éssio Pozzuto (mocinho), Everaldo Côco (cocheiro, in memoriam), Gilberto Menegaldo (camarada da fazenda), Guilherme Iansen (cocheiro), José Ademar Bissotto (camarada da fazenda), José Alceu Bissotto (camarada da fazenda), José Antonio Cardoso (camarada da fazenda), José Célio Dêgelo “Celito” (camarada da fazenda), José Mário Tonetti (camarada infiel), José Roberto Mamprim (camarada da fazenda), Luiz Paludetto (camarada da fazenda), Márcio da Silva Prazeres (delegado, in memoriam), Péricles Antoniazzi (fazendeiro), Roberto “Kulo” Baldim (camarada da fazenda, in memoriam), Rodolfo Signorini “Dodô” (gerente do banco), e Walter Diomar Capelli (camarada da fazenda).

Destaco que, o referido filme foi exibido em 1952, 1998, 2014 (70 anos da Matriz São Sebastião) e em 2016 (14ª Semana de Museus e Câmara Municipal).

Oportunamente, destaco que apresentei Voto de Congratulações e Reconhecimento ao diretor e autor do filme “Lição Merecida”, bem como, realizamos Sessão Especial para exibição do filme em 2016.

Meus parabéns pelo centenário dedicado à família e a suas obras cinematográfica e fotográfica, que seu legado inspire aos outros, como me inspirou. É um exemplo a ser seguido e agradeço a oportunidade de referenciar sua história ainda em vida.

Solicitamos, após aprovação pelo Plenário, seja encaminhada cópia dessa Moção e certificado ao homenageado pelos seus 100 anos de vida e dedicação a Sétima Arte. 

Valinhos, 10 de setembro de 2.020. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

11 de set. de 2020

Requerimento nº 1630/2020

Senhora Presidente,

Senhores Vereadores:

 

            O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja encaminhado ao Senhor Prefeito e a Presidente da Câmara os seguintes pedidos de informações: 

            Quais concursos públicos estão em vigor e qual o prazo de validade dos mesmos? Justificar. 

            Ocorreu a suspensão dos prazos de validade de todos os concursos públicos? Justificar e, caso negativo, há estudos para normatizar esta suspensão?     

                    


Justificativa: 

       Esse vereador, com base na Lei Complementar nº 173/ 2020 faz o presente requerimento. 

            No seu Art. 10 a referida Lei Complementar determina a suspensão dos prazos de validade dos concursos já homologados até 20 de março de 2020, ou seja, na vigência da calamidade pública, mas ocorre que em razão da autonomia dos entes federados há necessidade de normativos do Executivo e do Legislativo prevento tal suspensão, para preservar o direito dos candidatos aprovados e a economia financeira. 

Valinhos, 08 de setembro de 2.020.

 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

8 de set. de 2020

Requerimento nº 1595/2020

Senhora Presidente,

Nobres Vereadores:

 

O vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após aprovação em Plenário, seja consignado em Ata o Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Carmen Moreno Pereira da Silva.

 

Justificativa:

Senhora Carmen Moreno Pereira da Silva, viúva do Senhor Mauro Pereira da Silva, faleceu aos oito dias do mês de setembro deste ano, deixando os filhos Maria Cristina, Carlos, Adriana, Andreia e Vicente, netos e bisnetos aos quais externo minhas sinceras condolências.

Seu falecimento representa perda irreparável entre familiares e amigos.

Requeremos, ainda, seja guardado pelo Plenário um minuto de silêncio, em sua derradeira homenagem e, posteriormente, enviado à família enlutada as condolências desta Edilidade.

 

Valinhos, 08 de setembro de 2.020.

 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB