4 de fev. de 2013

Requerimento 36/2013


REQUERIMENTO Nº 36/2013

Senhor Presidente
Senhores Vereadores
                                  
O Vereador Rodrigo Fagnani “Popó” requer nos termos regimentais após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Clayton Roberto Machado, a Presidente da Comissão Organizadora, Norma Fernanda Pontes Borin, e as equipes formadas por servidores municipais e voluntários da comunidade e das entidades, pelo estrondoso sucesso da 64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba.

Justificativa:
Apesar do curto espaço de tempo para preparação, mas com muito afinco, compromisso, trabalho e dedicação, por parte da Prefeitura Municipal e da Comissão Organizadora conseguiram realizar uma maravilhosa e exitosa Festa do Figo e Expogoiaba, que celebram o retorno do caráter familiar da Festa, resgatando assim sua tradição das culturas italianas e japonesas de nosso Município.
Completando 64 anos nesse ano, a Festa do Figo de Valinhos já faz parte da história da cidade, uma história que começou ainda no início do século 20, quando o imigrante italiano Lino Busatto trouxe as primeiras mudas de figos da Itália. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial, tornando a cidade conhecida nacionalmente como a capital do Figo Roxo. Em 1939, com a chegada a Valinhos do dinâmico Monsenhor Bruno Nardini, nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião, nascia como quermesse a festa que viraria referência para a cidade. Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse foi oficializada como a 1ª Festa do Figo. Em 1995 a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade.
A Festa do Figo e a Expogoiaba realizadas no período de 19 de janeiro a 03 de fevereiro são um dos maiores eventos turísticos de Valinhos e consolidam-se como dos dois maiores eventos agrícolas do Estado de São Paulo e do Circuito das Frutas, pois tem em 2013 batido todos os recordes. Grandes shows artísticos, deliciosa gastronomia e muitas atrações divertiram o público ao longo dos últimos dias. Além de exercer um importante impacto na economia local.
Enquanto ocorre a festa no parque, o público tem a opção de conhecer as etapas de produção das frutas e a tradição dos descendentes de italianos e japoneses, que dominam o cultivo, por meio do passeio de agroturismo, passando pelo Sítio Kusakariba, Adega Tio Mário e Camping Macuco. No pacote especial inclui a Casinha do Figo com Chocolate.
No recinto do parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini” encontramos um local com infraestrutura para receber centenas de milhares de pessoas.
É inegável a importância da 64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba para o contexto do agronegócio, econômico e social de Valinhos. Até hoje a festa é organizada em torno dos objetivos estabelecidos pelo Padre Bruno Nardini quando da sua criação.
No contexto atual, os agricultores são devidamente representados pelo Sindicato Rural de Valinhos e pela Associação Agrícola de Valinhos e Região. Por sua vez, não há mais necessidade de recursos para construção da Matriz e esse espaço foi ocupado pelas entidades assistenciais hoje representadas pela ASSERUTIL - Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos.
É através da ASSERUTIL que mais de uma dezena de entidade assistencial, devidamente reconhecida na cidade, atua diretamente no evento quer no controle do estacionamento, quer na barraca da calabresa. Ao final do evento os recursos apurados nas duas áreas são devidamente rateados entre as entidades participantes.
O evento também proporcionou:
  1. Movimentação de toda a infraestrutura de apoio do município para a recepção dos turistas;
  2. O fomento e a ativação de toda a atividade turística do município;
  3. Geração de empregos diretos e indiretos durante sua organização e realização;
  4. Através de sua campanha de divulgação proporciona a divulgação dos potenciais turísticos da cidade;
  5. Impacta diretamente no desenvolvimento econômico local quer no mês de sua realização como nos meses subsequentes;
  6. Abre novas portas aos fruticultores envolvidos diretamente no evento;
  7. Colabora na efetivação do agronegócio no município;
  8. Aos artesãos da cidade um espaço para a venda de seus produtos;

A festa é também um amplo espaço para as manifestações culturais locais e regionais.
Devemos, também, destacar a participação da Rainha e das Princesas, que foram eleitas no tradicional concurso que antecede a Festa do Figo e Expogoiaba. Neste ano de 2013, Joyce Lima de Oliveira, foi vencedora do concurso levando o título de Rainha, seguida de Dayane Megiatto e Pamela Grazieli Angeli, que receberam o título de, 1ª Princesa e 2ª Princesa. Elas tiveram a oportunidade de representar Valinhos em inúmeros eventos.
No ano que vem teremos uma data emblemática, a comemoração dos sessenta e cinco anos da Festa do Figo e vinte anos da Expogoiaba, que com certeza será coroada de um êxito maior ainda que a edição de 2013. Esses são os votos desse Vereador.
Solicito a aprovação da presente Requerimento pelos senhores vereadores e que cópias do presente documento sejam encaminhadas ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Clayton Roberto Machado, a Presidente da Comissão Organizadora, Norma Fernanda Pontes Borin, extensivos às equipes formadas por servidores municipais e voluntários da comunidade e das entidades, parabenizando-os pela magistral Festa.

Valinhos, 04 de fevereiro de 2013.

Rodrigo Fagnani “Popó”
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário