31 de jul. de 2017

Projeto de Lei nº 177/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó, que esta subscreve, nos termos regimentais, apresenta o Projeto de Lei em anexo que “dispõe sobre a publicação mensal dos dados referentes às passagens e diárias utilizadas pelos servidores, funcionário públicos e agentes políticos da Administração Pública Direta e Indireta e Câmara Municipal para apreciação em Plenário, requerendo a sua aprovação e remessa ao Senhor Prefeito de acordo com a Lei Orgânica do Município de Valinhos, no termos que segue.



Justificativa:
O Art. 37 da Constituição Federal elenca os princípios constituicionais que regem a Administração Pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Assim, todo ato praticado tanto pela Administração Pública Direta, como pela indireta (Autarquias, Fundações Públicas, Sociedade de Economia Mista e Empresas Públicas) deve estar consubstanciado nestes pilares moralizadores.
Como é cediço, até em virtude das atividades que desenvolvem, alguns servidores, funcionários e agentes públicos, necessitam se deslocar por todo o território nacional, criando assim, a necessidade de pagamento das denominadas “diárias”.
Não há dúvidas que, na prática, deve-se levar em conta a compatibilidade entre o motivo do deslocamento e o interesse público existente, até para existir controle financeiro do ente a que determinado agente está vinculado.
E, aplicando o Art. 37/CF a está prática, nada mais justo, legal e moral, que os órgãos da Adminstração Direta e Indireta de Município de Valinhos publiquem em seus sites a relação de diárias utilizadas pelos servidores, de modo a prestar contas à população sobre o dinheiro público.
Necessário enfatizar que a análise desta propostiura deve levar em conta não somente as regras esculpidas na Lei Orgânica, pricipalmente, no que diz respeito à competência, sob pena de malferir cabalmente os princípios que regem os atos praticados pelos entes públicos, principalmente o da publicidade e da moralidade.
Nestes termos, submete-se o Projeto de Lei ora apresentado à apreciação desta Casa de Leis, por sua importância e alcance social.

Valinhos, 27 de julho de 2017.


Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB 

PROJETO DE LEI Nº 177/2017 

Dispõe sobre a publicação mensal dos dados referentes às passagens e diárias utilizadas pelos servidores, funcionário públicos e agentes políticos da Administração Pública Direta e Indireta e Câmara Municipal, na forma e condições que especifica.

..., Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso III, do Artigo 80, da Lei Orgânica do Município,
FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º. A Administração Pública Municipal Direta e Indireta e a Câmara Municipal publicarão, mensalmente, a relação de passagens e diárias utilizadas pelos servidores, empregados e agentes públicos, no exercício de sua função.

Art. 2º - A publicação a que se refere o artigo antecedente será realizada até a último dia dos mês subseqüente ao uso das diárias e serão disponibilizadas nos sites oficiais dos respectivos entes, contendo as seguintes informações:

                                                                                   I -  nome do requerente;
                                                                                 II -  cargo ocupado;
                                                                                III -  itinerário e data;
                                                                               IV -  valor
                                                                                V -  justificativa.


Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogam-se as disposições em contrário.

                                                           Prefeitura Municipal de Valinhos,
                                                           aos

....

              Prefeito Municipal

Projeto de Lei nº 176/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores.

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó apresenta, nos termos regimentais, o Projeto de Lei em anexo, que “denomina ALESSANDRA REZENDE a Semana Municipal da Juventude”, para apreciação em Plenário, requerendo a sua aprovação e remessa ao Senhor Prefeito Municipal de acordo com a Lei Orgânica do Município de Valinhos, no termos que segue.



Justificativa:
Alessandra Rezende, psicóloga, faleceu em 02/10/2016, aos 45 anos, sendo cremada. Filha de Valter Rezende e de Vera Lucia Rezende. Deixou o filho Juliano Rezende dos Santos.
Nasceu em Valinhos, no dia 08/03/1971, na Santa Casa de Valinhos, passou a infância na Vila Boa Esperança. Teve uma infância muito feliz, divertida e com cumplicidade, brincava nas ruas do bairro, com os vizinhos e irmãos, até tarde da noite. Por um ano a família morou em Campinas, no Taquaral.
O apelido Tata foi dado por sua irmã Patrícia, na infância, o qual os amigos da adolescência adotaram, sendo a Tata até o fim.
Alessandra passou em dois cursos, História e Psicologia, entre ser professora e psicóloga, escolheu a profissão de psicóloga, formada pela PUC Campinas. Interessada pelo aprender, o que fazia com facilidade, além de amar cozinhar.
Sempre teve interesse em estudar o tema drogas, desde a infância, várias as pesquisas e boas conversas com a irmã Patrícia sobre o tema. Igualmente interessada pelo trabalho do Padre Haroldo, também tinha amigos usuários e em tratamento. Com o passar do tempo seu interesse ampliou para os temas da adolescência. A congruência de interesses e estudos serviram como base para levá-la a trabalhar e cuidar com carinho e dedicação dos adolescentes atendidos por ela.
Tata tinha temperamento explosivo, de falar o que quisesse, era a briguenta da família, defendia seu ponto de vista até o fim, enfrentava seus pais e discutia com os irmãos. Personalidade forte, fruto também da boa educação recebida dos pais.
Inclusive, desde crianças, seguiu os passos da sua mãe, pois adorava cozinhar e cuidar dos irmãos, para que a mãe pudesse fazer e entregar a encomendas de salgados, bolos e doces, os filhos acordavam de madrugada para ajudá-la.
Alessandra foi o pilar de união após o falecimento da matriarca, em 2005, passou a morar com o pai. Nas festas e almoços, tudo feito com carinho e dedicação, gostava de receber os familiares e amigos. Nas reuniões promovidas, pela Tata, a família o reconhece o fortalecimento das relações familiares, incluído primos distantes.
Na música Alessandra gostava de sertanejo, pois cresceu ouvindo este tipo de música, nos churrascos familiares, onde amigos cantavam até tarde. Mas, o rock, desde pequena, fez parte da sua vida, o qual assistia e chacoalhava a cabeça ao som do Kiss, Rolling Stones, que ela amava, Pink Floyd. Essa influencia aumentou quando descobriu que seu irmão curtia Heavy Metal, com as bandas Iron Maiden e AC/DC, além das bandas nacionais Alerta Vermelho, Legião Urbana, Ultraje a Rigor e Capital Inicial. Nos últimos tempos apaixonou-se pela banda Black Maverick, de Jundiaí, a qual sempre tocava em Valinhos, quando a Alessandra marcava presença para saborear o som.
Na sua vida profissional trabalhou como psicóloga no DER, teve uma clinica de psicologia em campinas, na época da faculdade, prestou o concurso na Prefeitura de Valinhos para psicóloga, na qual veio a trabalhar com muito profissionalismo.  Era orgulho da Alessandra a participação e organização das semanas da juventude em Valinhos.
Na Prefeitura de Valinhos ela sempre atuou junto aos jovens, por mais de dez anos, em atendimento psicoterápico, em grupo e individual, em especial no Programa Espaço Aberto Casa do Adolescente, inclusive como diretora e responsável técnica, hoje já extinto na forma original, pois a atuação ficou na forma ambulatorial.
Lutou a favor das políticas públicas em favor dos jovens de 10 a 20 anos e atuou de forma especializada e humanizada na área de psicologia e prevenção, nas escolas, unidades básicas de saúde. Contribuindo para o fortalecimento da Rede de Proteção da Juventude.
Atuou em todas as edições da Semana da Juventude até 2016, só não participou da 8ª edição (2017), pois faleceu em Outubro/2016. Infelizmente!
Instituída pela Lei nº 4.468/ 2009 a Semana Municipal da Juventude é comemorada anualmente entre os dias 13 a 19 de abril, tendo como objetivos: promover palestras, seminários, conferencias e outros eventos que propiciem o debate e a reflexão sobre temas que abordem os diversos aspectos do relacionamento entre os jovens, bem como proporcionar aos participantes orientações sobre questões que afetam diretamente a qualidade das relações da juventude, e desenvolver atividades artísticas, culturais, desportivas e recreativas que favoreçam e estimulem a convivência, dialogo, compreensão mútua, companheirismo, cooperação e o surgimento de novas lideranças. Com as atividades abertas a população e envolvendo a rede municipal, estadual e particular de ensino.
A lembrança da Alessandra para familiares e amigos vem recheada de risos e lágrimas. Assim sendo, este Projeto de Lei é a justa homenagem a esta tão dedicada filha, irmã, mãe e profissional.
Nestes termos, submete-se o Projeto de Lei ora apresentado à apreciação desta Casa de Leis, por sua importância e alcance social. 

Valinhos, 27 de julho de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB
  
PROJETO DE LEI Nº 176/2017 

Denomina ALESSANDRA REZENDE a Semana da Juventude, na forma que especifica.

..., Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso III, do Artigo 80, da Lei Orgânica do Município,
FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Art. 1º - É denominada ALESSANDRA REZENDE, a Semana Municipal da Juventude instituída pela Lei nº 4.468, de 28 de setembro de 2009.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogam-se as disposições em contrário.

                                                           Prefeitura Municipal de Valinhos,
                                                           aos 
                  
              Prefeito Municipal


ALESSANDRA REZENDE

Alessandra Rezende nasceu em Valinhos no dia oito de março de mil novecentos e setenta e um, na Santa Casa de Valinhos, passou a infância na Vila Boa Esperança. Filha de Valter Rezende e Vera Lucia Rezende, e teve um filho, Juliano Rezende dos Santos. Teve uma infância muito feliz, divertida e com cumplicidade, pois brincava nas ruas do bairro com os vizinhos e irmãos até tarde da noite. Por um ano a família morou em Campinas no Taquaral.
O apelido Tata foi sua irmã Patrícia quem deu, desde criança era chamada assim, e os amigos na adolescência adotaram, sendo TATA até o fim.
Alessandra passou em dois cursos, História e Psicologia, entre ser professora e psicóloga, escolheu a profissão de psicóloga, formada pela PUC Campinas. Ela sempre interessou pelo aprender o que fazia com facilidade, além de amar cozinhar.
Sempre teve interesse em estudar o tema drogas, desde a infância, sempre procurou pesquisar e conversar com a irmã Patrícia sobre o tema. Teve interesse pelo trabalho da Padre Haroldo, pois tinha amigos usuários e em tratamento. Com o passar do tempo seu interesse ampliou para os temas da adolescência. Em razão do seu interesse inicial na adolescência pelas drogas serviu por base para levá-la a trabalhar e cuidava com carinho e dedicação dos adolescentes atendidos por ela.
Na sua vida profissional trabalhou como psicóloga no DER, teve uma clinica de psicologia em campinas na época da faculdade, prestou o concurso na Prefeitura de Valinhos para psicóloga, na qual veio a trabalhar com muito orgulho.  Era orgulho da Alessandra a participação e organização das Semanas da Juventude em Valinhos.
Tata tinha temperamento explosivo, de falar o que quisesse, era a briguenta da família, defendia seu ponto de vista até o fim, enfrentava meus pais, discutia, com os irmãos. Mas tivemos uma ótima educação, em razão da educação recebida nos seus pais.
Inclusive, desde crianças seguiu os passos da nossa mãe, pois adorava cozinhar e cuidar dos irmãos, para que a mãe pudesse fazer e entregar a encomendas, pois fazia salgados bolos e doces pra por encomendas, os filhos acordavam de madrugada para ajudá-la.
Quando a mãe da Alessandra faleceu em 2005 ocorreu o fortalecimentos dos laços familiares, pois passou a morar com o pai e fazia o que gostava cozinhar, nas festas e almoços, tudo feito com carinhos e dedicação, pois gostava de receber os familiares e amigos. Nas reuniões promovidas pela Tata conseguiu fortalecer a relações familiares, pois reaproximou primos distantes.
Na música Alessandra gostava de sertanejo, pois cresceu ouvindo este tipo de música, nos churrascos familiares, onde amigos cantavam até tarde. Mas claro que o rock, desde pequena fez parte da sua vida, pois imitava o Kiss e depois o Alerta Vermelho, a qual assistia sempre e chacoalhava a cabeça ao som do Kiss, Rolling Stones, que ela amava, Pink Floyd. Essa influencia aumentou quando descobriu que seu irmão curtia Heavy Metal, com as bandas Iron Maiden e AC/DC, e curtia as bandas nacionais Legião Urbana, Ultraje a Rigor e Capital Inicial. Nos últimos tempo apaixonou-se pela banda Black Maverick, de Jundiaí, a qual sempre tocava em Valinhos, quando a Alessandra marcava presença para saborear o som. 

Projeto de Lei nº 175/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó apresenta, nos termos regimentais, o Projeto de Lei em anexo, que “denomina ‘Praça Marget Vieira Braga, o Sistema de Lazer 3, do Loteamento Colina dos Pinheiros, Bairro Pinheiros, circundada pela Rua Mario Vieira Braga, Rua Paulo Bergamasco e área da fazenda Cachoeira Fonte Sônia”, em homenagem a munícipe Senhora MARIA GERTRUDES ALGUIN VIEIRA BRAGA, para apreciação em Plenário, requerendo a sua aprovação e remessa ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Valinhos, nos termos que segue.
Em atenção à Lei Municipal nº 2.376/1991, são apresentados em anexo: Projeto de Lei, biografia sintética para homenagem póstuma e atestado de óbito.
           

                                              
Justificativa:
Maria Gertrudes Alguin Vieira Braga, artista plástica, que utiliza o nome artístico Marget Vieira Braga, nasceu em 10 de agosto de 1926, na cidade de Campinas. Casou-se com Carlos de Carvalho Vieira Braga, em 1951, passando a residir em Valinhos, na Fazenda Pinheiros, da família Vieira Braga. Do casamento teve quatro filhos: Carlos, Solange, Stella e Nelson. Seu falecimento ocorreu em 02 de abril de 2010, aos 83 anos.
A artista, autodidata de formação, Marget Vieira Braga, teve influência dos mestres Angelina Valdemarim, Tomas Perina, Kity Salling e Sebastião Guimarães. Salientando que, Marget conheceu as técnicas de pintura em 1970, no recém criado Conselho Municipal de Cultura, na área de iniciação artística. O que incentivou sua criatividade e propiciou condições para o desenvolvimento da sua personalidade artística, expressando seus pensamentos e sentimentos através da arte.
Marget integrou o Grupo Temas e Tendências, no ano de 1998, formado por Ana Massara, Claudio Ashcar, De Faria, Eliete Tordin, Fábio Maranhão, Ferrara, Jerci Maccari, Marcella Rangel, Nahid Fadel e Reis.
Em 1998, Marget abriu com sucesso a 1ª Exposição “Temas e Tendências”, no período de 07 de abril a 16 de maio de 1998, no Restaurante Vó Cida, em conjunto com Fábio Maranhão. Em 08 de julho expôs na Galeria de Artes da Academia Campinense de Letras, junto com o Grupo Temas e Tendências. Durante sua carreira Marget realizou, ainda, as seguintes exposições:


Assim, entendemos como justa homenagem póstuma a perpetuação de seu nome em um logradouro desta cidade.
Nestes termos, submete-se o Projeto de Lei ora apresentado à apreciação desta Colenda Casa de Leis, que por certo merecerá o total apoio, pela justa homenagem que constitui. 
Valinhos, 31 de julho de 2017.

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador

PROJETO DE LEI Nº 175/2017 

Denomina “PRAÇA MARGET VIEIRA BRAGA”, o Sistema de Lazer nº 3, do loteamento Colina dos Pinheiros, Bairro Pinheiros, circundado pela Rua Mario Vieira Braga, Rua Paulo Bergamasco e a área da Fazenda Cachoeira Fonte Sônia.             
                                                          
..., Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 80, inciso VIII, da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

                                                           Art. 1º.  É denominada PRAÇA MARGET VIEIRA BRAGA, o Sistema de Lazer nº 3, do loteamento Colina dos Pinheiros, Bairro Pinheiros, circundado pela Rua Mario Vieira Braga, Rua Paulo Bergamasco e a área da Fazenda Cachoeira Fonte Sônia.

                                                           Art. 2º.  Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
                                              
                                                           Prefeitura Municipal de Valinhos,
                                                           aos                
                     Prefeito
  

MARGET VIEIRA BRAGA
  
Maria Gertrudes Alguin Vieira Braga, artista plástica, que utiliza o nome artístico Marget Vieira Braga, nasceu em 10 de agosto de 1926, na cidade de Campinas. Casou-se com Carlos de Carvalho Vieira Braga, em 1951, passando a residir em Valinhos, na Fazenda Pinheiros, da família Vieira Braga. Do casamento teve quatro filhos: Carlos, Solange, Stella e Nelson. Faleceu em 02 de abril de 2010.
A artista, autodidata de formação, Marget Vieira Braga, teve influência dos mestres Angelina Valdemarim, Tomas Perina, Kity Salling e Sebastião Guimarães. Salientando que, Marget conheceu as técnicas de pintura em 1970, no recém criado Conselho Municipal de Cultura, na área de iniciação artística. O que incentivou sua criatividade e propiciou condições para o desenvolvimento da sua personalidade artística, expressando seus pensamentos e sentimentos através da arte.
Marget integrou o Grupo Temas e Tendências, no ano de 1998, formado por Ana Massara, Claudio Ashcar, De Faria, Eliete Tordin, Fábio Maranhão, Ferrara, Jerci Maccari, Marcella Rangel, Nahid Fadel e Reis.

Em 1998, Marget abriu com sucesso a 1ª Exposição “Temas e Tendências”, no período de 07 de abril a 16 de maio de 1998, no Restaurante Vó Cida, em conjunto com Fábio Maranhão. Em 08 de julho expôs na Galeria de Artes da Academia Campinense de Letras, junto com o Grupo Temas e Tendências. Durante sua carreira Marget realizou, ainda, as seguintes exposições:


Moção nº 133/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O vereador Rodrigo Fagnani Popó, que esta subscreve, requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apelo aos Supermercados de Valinhos e à Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS, para que disponibilizem funcionários treinados no auxilio a atendimento da pessoa cega ou de baixa visão.



Justificativa:
É direito de todos os cidadãos terem igualdade de oportunidades!
Deste modo, há necessidade de ações afirmativas que garantam o pleno acesso aos supermercados para as pessoas cegas (deficiência visual) e surdas (deficiência auditiva).
No caso dos cegos a disponibilização de funcionário ou guia para acompanhar a pessoa cega até o final das suas compras, na ausência de pisos táteis e produtos e preços em braile. E para as pessoas surdas, que não ouvem o sistema de som dos supermercados, necessitam da colocação de sistemas luminosos e placas.
É de suma importância a melhoria nas acessibilidades aos cegos e surdos nos supermercados, igualando oportunidades.
Antes dos estabelecimentos de leis que regulamentem a questão há necessidade de modificarmos as barreiras físicas e atitudinal existentes nos estabelecimentos comerciais, em especial nos supermercados.
O treinamento de funcionários é investimento necessário para garantir o pleno acesso, por meio de noções de inclusão, acessibilidade e formas de atendimento à pessoa com deficiência.
Solicita também que seja encaminhada cópia desta Moção aos Supermercados de Valinhos e a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. 

Valinhos, 27 de julho de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Requerimento nº 1254/2017


Para acessar a resposta clique aqui.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

Os vereadores Franklin Duarte de Lima, Rodrigo Fagnani Popó, André Leal Amaral e Mauro de Sousa Penido, no uso de suas atribuições legais, requerem nos termos regimentais, após aprovação em Plenário, que seja encaminhado ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, os seguintes pedidos de informações:
Considerando que os vereadores foram procurados por moradores, pelos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso, bem como por representantes do conselho de moradores de saúde que acompanham diariamente as atividades da UBS, descontentes e revoltados com as mudanças impostas pela atual administração diminuindo o horário de atendimento das 7h00 às 22h00 para as 7h00 às 19h00, diminuindo o atendimento em 3 (três) horas acarretando diversos problemas.
                              Considerando o abaixo assinado (anexo) protocolado na Prefeitura de Valinhos com mais de 800 assinaturas de usuários manifestando a posição contraria a redução do horário de funcionamento, constatando que a decisão do Poder Executivo foi arbitraria e afetará a continuidade da prestação de serviços do referido posto. Assim, fazem-se os seguintes pedidos de informações: 
  • Atualmente houve alteração no horário de funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde? Se sim, em quais e qual o motivo das alterações?
  • Recentemente foi noticiada redução de horário na UBS do Jardim Paraíso, a Municipalidade fez algum estudo para tomar esta decisão? Se sim, envia cópia.
  • Qual o motivo da referida mudança? Os funcionários, usuários e os moradores da região que fazem uso da UBS foram comunicados? Se sim, qual a forma e prazo.
  • Qual a demanda de exames, consultas e atendimentos ambulatoriais que são realizados na UBS do Jardim Paraíso? Enviar relatório mês a mês considerando o período de 2016 a 2017.
  • A Municipalidade consultou algum órgão como Conselho de Moradores, Conselho de Saúde, Associação de Moradores e/ou afins para a tomada de decisão de redução de horário? Se sim, enviar documentos do Bairro para tratar sobre a redução do horário?   
       

Justificativa:
Estes vereadores fazem o presente requerimento para obter maiores informações sobre o assunto.
Valinhos, 31 de julho de 2017.

Franklin Duarte de Lima
Vereador

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador 

André Leal Amaral
Vereador

Mauro de Sousa Penido
Vereador

Requerimento nº 1247/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores: 

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento aos mesatenistas valinhenses, Joana Palmeira e Massao Sasaki, pelas conquistas obtidas.



Justificativa:
Atletas do tênis de mesa obtiveram conquistas em competições que levaram o nome de Valinhos nos locais mais altos do pódio.
A mesatenista Joana Palmeira conquistou a segunda colocação na 5ª Etapa do Ranking 2017, na cidade de Itú, na categoria federados feminino, estando na 2ª colocação do Ranking 2017, e conquistou o título da 2ª Copa do Brasil, realizada em Maringa/PR, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (Sul/Sudeste I), na categoria veterano Feminino 5 (50 a 59 anos), liderando o Ranking Nacional da categoria.
Massao Sasaki conquistou a primeira colocação na 5ª Etapa do Ranking 2017, na categoria veterano não federado. Sasaki venceu todas as três etapas, com estes resultados lidera o Ranking 2017 da categoria.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores vereadores e que cópia do presente documento e certificado sejam encaminhados aos homenageados.
  
Valinhos, 27 de julho de 2017.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Requerimento nº 1246/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:        
  
O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao músico Pio Inácio da Rosa, pelos anos de dedicação a música instrumental e a Corporação Musical de Valinhos.

  
Justificativa:
Nascido em 06/01/1949, na cidade de Valinhos, aos oito anos brotou no Pio Inácio da Rosa o gosto pela música, em razão de frequentar festas animadas por bandas. Como ele nos lembra: “A música nasce com a gente. Sempre ouvia rádio, do vizinho, as valsas de Altamiro Carrilo, em especial a música Saudade de Pádua.”.
De família religiosa, sempre acompanhava as missas e ouvia a apresentação da Banda São Sebastião. Lembra que em uma missa da Ressurreição, após dormir no colo da mãe, acordou vislumbrado com os instrumentos da banda. Inclusive uma das músicas executadas marcou sua vida, a marcha “São Salvador”.
Quando criança tinha curiosidade de saber como as pessoas escreviam as partituras e compunham as músicas. Observava as partituras até compreender que as notas estavam representadas por símbolos.
Começou a estudar música aos treze anos, clarinete com Fernando Spadaccia e depois com o professor Renato Lugli, na sede antiga dos Marianos, em Valinhos, com o Método Bona Musical, tocando pistão (trombone), por indicação do Lugli começou a tocar baixo (tuba), por meio do método Amadeu Russo. O instrumento era grande para um garoto de 15 anos, que vinha pela rua com o seu baixo, com o tempo a tuba (baixo) o conquistou, por ser instrumento de timbre baixo e solene.
Aos catorze anos começou a trabalhar na Cerâmica da família Spadaccia, quando comprou o trombone, em parcelas, e foi entregue pelo correio.
Paixão anunciada, pois quando adolescente, Pio, ao chegar em alguma festa ou evento procurava pela banda, em especial a tuba, para observar os movimentos dos músicos.
Em 1967, foi contratado como funcionário público na Prefeitura de Valinhos, no setor de águas e esgoto, vindo a aposentar-se com trinta e um anos de trabalho. Sem é claro deixar a música de banda!
Aos 18 Anos resolveu entrar no Conservatório Carlos Gomes, de 1967 a 1972, estudou trombone, e na Corporação Musical tocava tuba.
Neste período de sua vida desejava ser músico militar, mas foi dispensado do exército, em razão de uma cicatriz no joelho. Depois tentou ser músico da Policia Militar, inclusive fez teste e prova, mas não conseguiu classificação para entrar.
Em Campinas na Década de 70 existiam quatro bandas: Santa Cecília, São Luiz Gonzaga, Carlos Gomes e Homens de Cor, cada banda tinha os músicos próprios e não havia empréstimo de músicos entres as bandas.
Integrou a Banda Santa Cecília (trombone de harmônio, bombardino e tuba), ao mesmo tempo participava da Corporação Musical de Valinhos (tuba), por dezesseis anos tinha que conseguir dispensa do serviço para participar das apresentações.
Participou do 130º Salão Semanal de Concertos do Conservatório Carlos Gomes, recebendo inclusive um certificado de Honra ao Mérito. Pela Câmara de Campinas foi homenageado com a Medalha Carlos Gomes.
Fez parte da Companhia de Música JAMA, de João Alves e Malaquias, reconhecida nacionalmente pelos belos trabalhos. Participou e participa do Projeto Unibanda, em 1997, voltado para a formação de instrumentista de banda. Integrou, também, a Banda Anacleto de Medeiros, banda-escola da Unicamp.
É sócio fundador da Corporação Musical de Valinhos no ano de 1968, em conjunto com outros músicos, sendo a mesma formalizada como associação em 29/04/1974.
Na Corporação Musical participou e participa de diversas atividades, em Valinhos e fora da cidade, tais como: abertura oficial da Festa do Figo, diversos encontros e festivais em cidades como Serra Negra, Pinhalzinho, Mogi Guaçu, Amparo, Piracicaba, Jundiaí, Águas de Lindóia, Americana, Monte Alegre do Sul, entre outras, tocando também em festas de padroeiros, festas folclóricas, procissões, festas juninas, festas típicas, datas cívicas e clubes, atendendo aos diversos convites e solicitações.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores vereadores e que cópia do presente documento e certificado sejam encaminhados ao  homenageado.
  
Valinhos, 27 de julho de 2017.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Requerimento nº 1245/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:           

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento aos maratonistas Juliana da Silva Feitosa e Pedro Stucchi, pela participação na 3ª Maratona de Campinas.

   
Justificativa:
No domingo, 16 de julho, ocorreu a 3ª Maratona de Campinas com provas realizadas em equipes (2, 3 ou 6 participantes) ou individual nos percursos de 42K, 21K, 14K, 7K e revezamento.
Justamente nesta maratona dois atletas conhecidos da população valinhense, Juliana e Pedro, fizeram história, pois foi a primeira vez que uma cadeirante completou os quarenta e dois quilômetros impulsionada pelo Pedro, com o tempo de 4h 5m 23s.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores vereadores e que cópia do presente documento e certificado sejam encaminhados aos homenageados.
  
Valinhos, 27 de julho de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Requerimento nº 1244/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:       
  
O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento a empresária e voluntária Lilian Calças, pela realização das três edições da Feira do Livro.

   
Justificativa:
No último dia 8 de julho, em um sábado, das 9h00 as 16h00, Lilian Calças e parceiros realizam a 3ª Feira do Livro, no Supermercado Caetano da Vila Santana, com os objetivos de difundir a leitura e arrecadar alimentos.
Os livros usados foram arrecadados em seis pontos de coletas espalhados pela cidade até o dia 30 de junho, com o seguinte lema: “Porque doar livros usados todo mundo sabe. O difícil é descobrir como e para quem doar.”.
Toda a arrecadação realizada, nas três edições da feira, com a troca de livros por alimentos foi destinada às entidades e aos familiares carentes.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores vereadores e que o certificado seja encaminhado à homenageada. 

Valinhos, 27 de junho de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB