31 de jul. de 2017

Moção nº 133/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O vereador Rodrigo Fagnani Popó, que esta subscreve, requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apelo aos Supermercados de Valinhos e à Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS, para que disponibilizem funcionários treinados no auxilio a atendimento da pessoa cega ou de baixa visão.



Justificativa:
É direito de todos os cidadãos terem igualdade de oportunidades!
Deste modo, há necessidade de ações afirmativas que garantam o pleno acesso aos supermercados para as pessoas cegas (deficiência visual) e surdas (deficiência auditiva).
No caso dos cegos a disponibilização de funcionário ou guia para acompanhar a pessoa cega até o final das suas compras, na ausência de pisos táteis e produtos e preços em braile. E para as pessoas surdas, que não ouvem o sistema de som dos supermercados, necessitam da colocação de sistemas luminosos e placas.
É de suma importância a melhoria nas acessibilidades aos cegos e surdos nos supermercados, igualando oportunidades.
Antes dos estabelecimentos de leis que regulamentem a questão há necessidade de modificarmos as barreiras físicas e atitudinal existentes nos estabelecimentos comerciais, em especial nos supermercados.
O treinamento de funcionários é investimento necessário para garantir o pleno acesso, por meio de noções de inclusão, acessibilidade e formas de atendimento à pessoa com deficiência.
Solicita também que seja encaminhada cópia desta Moção aos Supermercados de Valinhos e a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. 

Valinhos, 27 de julho de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário