9 de jun. de 2015

Requerimento nº 872/2015

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Projeto “Raquete para Todos”, realizado pelo Professor Pedro Stucchi da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos. 



Justificativa:
O Projeto Social de Tênis “Raque para Todos” existe há 9 anos e já distribuiu diversas medalhas e raquetes para mais de 1000 crianças que passaram pelas quadras do projeto.
Em 2007, surgiu o "Raquete para todos", no qual Stucchi oferece aulas gratuitas de tênis para pessoas com idades entre 3 e 70 anos. Quatro anos depois, atendendo a pedidos de mães preocupadas com o desempenho escolar das crianças, o "Boletim acima de 7,0 ganha uma raquete" tomou forma.
Meu objetivo é facilitar o acesso da comunidade a uma pratica de atividade física saudável por intermédio do Tênis de Campo e com isso ainda com a participação das pessoas promover a união familiar, pois, participam do projeto todos os segmentos, crianças, jovens, adultos e idosos”, conta do professor.
Segundo Pedro Stucchi, o desenvolvimento social é promovido com a participação nos eventos esportivos, torneios que acontecem em diferentes localidades, permitindo aumento da sociabilização dos participantes. As inscrições, transporte e alimentação são pagas pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes, quando da participação nos torneios.
Dentro desse grupo tenho uma equipe de competição de 100 pessoas de várias categorias de 8 a 70 anos, que participam de torneios pela região.  Estou colhendo bons frutos e descobrindo muitos talentos”, completa Stucchi.
O tênis de campo no Brasil é pouco acessível à comunidade, pois só é praticado por pessoas com condição financeira, a demanda para a prática é grande e a oferta é pequena, este trabalho com aulas gratuitas é um dos únicos da região metropolitana de Campinas, e colabora com a popularização do Tênis no Brasil.
Como a principal ferramenta do jogo é a raquete, esta é cobiçada por todas as crianças principalmente em situação de vulnerabilidade social. Diante disso a ideia então foi premiar as crianças com raquetes, sob a regra implementada pelo professor: “Boletim acima de 7.0 ganha uma Raquete”.
Todas as crianças que participam do projeto trazem uma cópia do boletim escolar e, desta forma, vou acompanhando,  monitorando o desempenho de todos na escola e presenteando com uma raquete quem faz por merecer”, explica Pedro Stucchi. Como resultado, nenhum aluno do projeto foi reprovado de ano na escola nos últimos três anos (2012, 2013 e 2014) e foram distribuídas cerca de 220 raquetes doadas por amigos e parceiros.
Pedro Stucchi é neto e filho de professores de tênis. “O tênis está em meu sangue e em gerações na minha família, sou apaixonado pelo meu trabalho e sempre estou procurando apoio de empresários, amigos e tenistas que podem ajudar meus alunos”, exalta.
Não satisfeito, Stucchi criou mais um incentivo que é o “Troféu Itinerante” que é entregue a criança que tiver o melhor boletim do ano, o troféu fica com ela até o próximo ano, quando devolve para contemplar outra criança.
O Projeto “Raquete para Todos” já foi objeto de diversas matérias nas mídias escritas e televisivas da RMC. E tem como talentos revelados a tenista Isabella Sella, que hoje mora e estuda nos Estados Unidos, fruto do projeto; e o garoto Bruno Folds, que está em 1º lugar na Federação Paulista de Tênis e já participou da Copa Guga em Santa Catarina.
As aulas acontecem nas quadras existentes no Centro de Lazer do Trabalhador "Ayrton Senna da Silva", pelo Professor Pedro Stucchi, que é professor de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos, especialista na modalidade Tênis de Campo.
Após aprovação pelo Plenário seja encaminhado Voto de Congratulações e Reconhecimento para o Professor Pedro Stucchi responsável pelo Projeto Raquete para Todos.

Valinhos, 09 de junho de 2015.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário