26 de jun. de 2017

Requerimento nº 1110/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
             
Os vereadores Franklin Duarte de Lima, Dalva Berto, Rodrigo Fagnani Popó, José Osvaldo Cavalcante Beloni (Kiko Beloni) e André Leal Amaral  requerem nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Deputado Estadual e presidente da Assembléia Legislativa Cauê Macris, ao Deputado Federal Vandereli Macris e ao vereador Leandro Lourençon pela realização do Seminário Trem Intercidades na cidade de Louveira.
  


Justificativa: 
         Foi sediado na cidade de Louveira na manhã do último dia 23, o Seminário Trem Intercidades. Liderado pelo vereador Leandro Lourençon (PSDB), o evento foi organizado pelo Deputado Estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris e pelo Deputado Federal Vanderlei Macris e contou com as presenças  do presidente da empresa responsável pelo projeto, a empresa Estação da Luz Participações, Guilherme Quintella, do coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, Saulo Vieira, além da presença de prefeitos, vereadores e lideranças da região.
           O Trem Intercidades é um projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que ligará as regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Sorocaba e São Paulo. A previsão dos investimentos no trajeto da primeira fase é de R$ 7,2 bilhões e na região de Campinas, vai ligar Americana a São Paulo, passando por Americana, Santa Bárbara, Sumaré, Nova Odessa, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí até a capital paulista, em uma extensão de aproximadamente 135 quilômetros. Nas etapas posteriores, o projeto também prevê a interligação ferroviária da Capital com o Vale do Paraíba, Baixada Santista e região de Sorocaba. O percurso completo do Intercidades possui 431 quilômetros de ferrovias e está orçado em R$ 20 bilhões.
           Recentemente, Cauê e o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) conseguiram do presidente da República, Michel Temer (PMDB), em Brasília a confirmação da inclusão do Trem Intercidades no programa de concessões da União, além da cessão da faixa de domínio do transporte de cargas para o transporte de público, liberando os entraves para a realização do projeto.
        A proposta do Seminário foi trazer informações sobre o projeto do trem de media velocidade, com a intenção de alcançar as três cidades da região que compreendem o Circuito das Frutas (Louveira, Vinhedo e Valinhos), que serão contempladas com o trem de passageiros. Além do grande projeto, estas cidades serão contempladas com a recuperação e restauro de suas estações ferroviárias, importantes pontos turísticos que passarão por reformas e voltarão a ser utilizadas. 
         No evento, o responsável pelo projeto Guilherme Quintella, explicou tudo sobre as especificações técnicas do projeto que irá transportar até 60 mil passageiros por dia. O projeto faz parte do PPI (Programa de Parceria de Investimentos), onde o poder público e iniciativa privada passam a integrar um consórcio para administração do sistema ferroviário. A empresa que explora o transporte de cargas e o Estado, no caso, vão compartilhar as mesmas linhas férreas. O Trem Intercidades deve seguir padrões internacionais, com velocidade podendo chegar a 160 km/h.    
       Desta forma, apresento Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Deputado Estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Cauê Macris; ao Deputado Federal Vanderlei Macris e ao vereador Leandro Lourençon, pela realização deste importante evento e solicitamos a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que este voto seja extensivo ao Sr. Guilherme Quintella, ao Sr. Saulo Vieira, à Câmara Municipal de Louveira. 

Valinhos, 26 de junho de 2017. 

Franklin Duarte de Lima
Vereador - PSDB

André Leal Amaral
Vereador - PSDB

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador  - PSDB

José Osvaldo Cavalcante Beloni (Kiko Beloni)
Vereador - PSB

Dalva Berto

Vereadora - PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário