30 de abr. de 2014

Fórum da Juventude - I

Estive participando da reunião de trabalho de lançamento do 1º Fórum da Juventude de Valinhos, que tem por o objetivo de proporcionar debates democráticos, formulação de propostas e troca de experiências.

Durante minha fala fiz o lançamento da #somostodosjovens, dessa maneira transmitimos um pouco da importância dos jovens num contexto transformador.

Nos Pré-fóruns que acontecem entre o dia 12 e 16 de maio espera-se o envolvimento de escolas, igrejas e segmentos da sociedade civil. Sendo que, o 1º Fórum da Juventude de Valinhos irá ocorrer nos dia 23, 24 e 25 de maio, no Parque de Exposição “Monsenhor Bruno Nardini”, a programação oficial será divulgada em breve.
Você pode acessar as fotos do evento de lançamento clicando aqui.
Aproveito, ainda, para destacar que em 2013 fiz a Indicação nº 1242/2013, pedindo ao Senhor Prefeito que realiza-se estudos para instituir o Conselho Municipal da Juventude. 

Requerimento e Indicações

Requerimento de minha autoria pede informações sobre a aplicação da lei que trata do controle da emissão de gases poluentes pelos veículos. Quero saber quantas autuações foram feitas na cidade desde que a lei municipal foi publicada, em 2010. O documento foi apresentado na sessão desta terça-feira (29/4).
A legislação determina que os veículos e máquinas movidos a diesel, e que sejam de propriedade da Prefeitura ou que prestem serviços ao município, passem por inspeção veicular anualmente. Os veículos ou máquinas que forem reprovados na inspeção são retirados de circulação e submetidos à manutenção corretiva.
Sobre a lei, pergunto ainda qual órgão é responsável pela fiscalização da emissão de gases e quais canais de comunicação podem ser utilizados pela população para fazer denúncias.
O requerimento foi encaminhado à Prefeitura.

Indicações
Indicação apresentada por mim nesta terça-feira, 29, pede o corte de mato na escola Vereador Penho Conte, localizada no Jardim Novo Mundo. Em outro documento, solicito operação tapa-buraco na Rua João Luiz Ungaretti, na Vila Boa Esperança.


Fonte: Departamento de Comunicação CMV.

28 de abr. de 2014

Requerimento nº 659/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
           
O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao autor Benedito Domingo Ostanelli pelo lançamento do livro “Uma viagem quase in esquecível”.
  

Justificativa:
Ocorreu no dia 25 de abril, o lançamento do livro “Uma viagem quase in esquecível”, de autoria do Benedito Domingos Ostanelli, no qual ele narra as suas visitas ao Leste Europeu com seleção de fotos.
Além de administrador de empresas, advogado, professor, jogador de futebol amador, executivo da área de Recursos Humanos, professor, voluntário, o autor é escritor.
O autor concretiza um verdadeiro sonho. Embora tenha escrito vários trabalhos profissionais, escolares, além da monografia de conclusão do curso de Direito, seu desejo sempre foi o de escrever um livro.
Encontramos em sua obra uma verdadeira viagem, na qual conhecemos um pouco sobre algumas cidades do Leste Europeu e os seus principais pontos turísticos. De forma bastante sutil, o autor relata as amizades amizades conquistadas e os fatos mais inusitados que ocorreram com ele ou com outros colegas do grupo.
Desejo ao amigo Ostanelli todo o sucesso e brilhantismo na obra. Meus parabéns pela conquista!
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que cópia do presente documento seja encaminha ao escritor Benedito Domingos Ostanelli.
  
Valinhos, 28 de abril de 2014.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador 

Requerimento nº 658/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
           
O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao coordenador pedagógico da rede municipal de ensino, Luís Gustavo Guimarães, por ter atuado na formação de professores e no ensino de língua portuguesa no Timor-Leste, país do Sudeste Asiático.


Justificativa:
Após viver um ano em Timor-Leste o educador Luís Gustavo Guimarães, coordenador pedagógico Rede Municipal de Educação, retornou ao Brasil trazendo na bagagem nova qualificação profissional e experiências vividas junto ao povo timorense.
“Lá” ele atuou na formação de professores e no ensino de língua portuguesa desde fevereiro de 2013. Por meio do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), do Ministério da Educação (ME) e das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), sob a orientação acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Luís participou de projetos de formação de professores de diferentes níveis de ensino, ministrou aulas na Universidade Nacional de Timor-Leste, assessorou a elaboração de material didático audiovisual no Ministério da Educação e  realizou oficinas de confecção de brinquedos e cinema.
Além das atividades regulares do PQLP, o professor participou de aulas de língua tétum e realizou atividades voluntárias. Juntamente com outros dois professores, Luís produziu um documentário sobre dança tradicional com o grupo Front Art Cultura – Front Trabalhador Maubere. O trabalho foi vencedor na categoria documentário, Cineminuto, no Festival Internacional de Micro Cinema, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.
Atualmente o pedagogo coordena as escolas EMEB Da. Carolina de Oliveira Sigrist’ e EMEB Capivari, na zona rural de Valinhos, com duas importantes frentes de trabalho: recuperar os índices de aprendizagem e colaborar com o projeto de Escola de Tempo Integral “Mais Educação do Ministério da Educação”, em fase de implantação na Rede Municipal.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que cópia do presente documento seja encaminha ao coordenador pedagógico Luís Gustavo Guimarães.
  
Valinhos, 28 de abril de 2014.

 Rodrigo Fagnani Popó

Vereador 

Requerimento nº 657/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
            
O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Senhor Prefeito, Clayton Roberto Machado, ao Secretário da Educação, Danilo Sérgio Socorri, extensivo a equipe de trabalho, e ao Secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, pelo lançamento do Projeto “Onde moram os livros?” e a obra “Viver Valinhos”.


Justificativa:
Simultaneamente ocorreu o lançamento oficial do Projeto “Onde moram os livros?” e a obra “Viver Valinhos”, no Auditório Municipal, com a apresentação da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, da contadora de histórias Paula Negrão, da escritora Marlene Sabatini e da atriz mirim Klara Castanho.
Com objetivo de aproximar as crianças do universo mágico da literatura, chega a Valinhos o projeto “Onde moram os livros?”, que tem por pretensão despertar nas crianças a importância da leitura e de vivenciar fantasias em um ambiente cercado de possibilidades, a biblioteca municipal “Dr. Mário Corrêa Lousada”. Os encontros ocorrem na biblioteca pública, nas segundas e quartas-feiras, de manhã e a tarde, a partir de 28 de abril, devendo estender-se até junho.
Haverá distribuição gratuita do livro “Tininha e a fada Lile” para cada aluno dos terceiros anos da rede municipal. Eles serão recebidos pela escritora Marlene Sabatini, que ficará à disposição para responder questões sobre seu processo criativo, bem como servir de estímulo ao hábito da escrita dos alunos. Na sequência, a contadora de histórias, Paula Negrão, receberá os visitantes sobre uma colcha de retalhos, para uma contação de histórias.
 “Onde moram os livros?” tem patrocínio da MWV RIGESA, realização da Associação Agostinho de Cultura, produção cultural da 3marias, apoio da Eaton e da Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo - Departamento de administração de espaços culturais, e apoio cultural do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) da Secretaria da Cultura.
A obra “Viver Valinhos”, tem como ponto de origem o projeto ecológico de mesmo nome, lançado em 2013, na qual cerca de 1.600 alunos dos 4º e 5º anos de 19 escolas municipais colocaram mãos à obra e produziram, em diversos gêneros textuais, respostas para a curiosa pergunta: “O que significa viver em Valinhos?”. 
Os 70 textos selecionados que compõem a obra exaltam o carinho dos alunos com os bairros, espaços de lazer, pontos turísticos, paisagem natural e fruticultura. Ao longo das 140 páginas, ilustrações dão cores à viagem de memórias afetivas conduzidas pelas narrativas traçadas.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que cópias do presente documento sejam encaminhas ao Senhor Prefeito, ao Secretário da Educação, e ao Secretário de Cultura e Turismo.
  
Valinhos, 28 de abril de 2014.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador 

Requerimento nº 656/2014

Para acessar a resposta clique aqui.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja encaminhado ao Senhor Prefeito os seguintes pedidos de Informações: Qual é o órgão responsável pela fiscalização de emissão de gases de escapamento de veículos automotores em nosso Município? Quais as normas legais aplicáveis ao tema? Estão sendo cumpridas as determinações exaradas pela Lei nº 4590/2010, que dispõe sobre o controle de poluição atmosférica? Quantas infrações foram lavradas desde a edição da Lei Municipal (Setembro de 2010 até a data de hoje)? Quais os canais de comunicação para denuncia por parte da população?


Justificativa:
Esse Vereador vem, pelo presente Requerimento, buscar informações para conhecer a realidade de nosso município.

Valinhos, 25 de abril de 2014.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Indicação nº 788/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

                     O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar poda da árvore localizada na Rua 13 de Maio, no meio da quadra entre a Av. dos Esportes e a Rua Dr. Cândido Ferreira.


Justificativa:
Esse Vereador, a pedido de munícipes, faz a presente Indicação, pois a mesma está trazendo riscos para os pedestres e veículos.
  
Valinhos, 28 de abril de 2014.

 Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Indicação nº 787/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

         O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar operação tapa buracos na Rua João Luiz Ungaretti.


Justificativa:
Esse Vereador, a pedido de munícipes, faz a presente Indicação.
  
Valinhos, 28 de abril de 2014.

 Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Indicação nº 786/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

       O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar corte de mato na EMEB Vereador Prof. Penho Conte.


Justificativa:
Esse Vereador, a pedido de munícipes, faz a presente Indicação.
   
Valinhos, 28 de abril de 2014.

 Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Indicação nº 785/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

                                O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Implantar paradas de ônibus cobertas nas duas faixa da Avenida Gessy Lever, próximo à UPA 24 horas.


Justificativa:
Esse Vereador, a pedido de munícipes, faz a presente Indicação, para que seja oferecido um sistema de abrigo adequado aos que ficam à espera dos ônibus para seguirem viagem.


Valinhos, 28 de abril de 2014.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

23 de abr. de 2014

Baixa de empresas no CAE

Apresentei em conjunto com o vereador Veiga o Projeto de Lei que estabelece novas diretrizes para a baixa de empresas no CAE (Cadastro de Atividades Econômicas), que ocorram fora do prazo. Atualmente, o prazo fixado em lei é de até 180 dias.
Com a proposta em tramitação na Câmara, o encerramento das atividades pode ser feito após esse período e ter efeito retroativo desde que obedeça a critérios previstos na nova legislação.
O projeto, que foi apresentado na sessão desta terça-feira (22/4), deve acabar com a dúvida de pequenos empresários que não sabem como agir após a paralisação das atividades. Muitas empresas não contam com o apoio técnico necessário e não têm condições financeiras para assumir débitos, o que faz com que deixem de encerrar as atividades nos órgãos competentes.
Caso o projeto vire lei, o interessado em solicitar a baixa no órgão deverá apresentar provas de que a empresa realmente deixou de funcionar na data declarada. Um dos documentos comprobatórios que pode ser utilizado é a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS. Se a documentação estiver em ordem, a baixa será retroativa e as taxas cobradas no período de inatividade serão suspensas.
O projeto, no entanto, não tira a responsabilidade do pagamento de multa por ter declarado fora do prazo. A penalidade está prevista no Código Tributário do Município.
As comissões permanentes da Câmara analisam o projeto e após a apresentação de parecer, ele segue para votação do plenário.


Fonte: Departamento de Comunicação CMV.

17 de abr. de 2014

Projeto de Lei nº 54/2014


Excelentíssimo senhor Presidente da Egrégia Câmara Municipal,

Excelentíssimos senhores Vereadores,

Com a presente justificativa, de acordo com as normas regimentais e no uso das nossas atribuições, submetemos à apreciação e deliberação do Plenário desta Colenda Casa de Leis, o incluso projeto de lei que “Dispõe sobre o encerramento de atividade de pessoas jurídicas inscritas no CAE, na forma que especifica”.

A medida consubstanciada no presente projeto de lei busca possibilitar que as pessoas jurídicas inscritas no Cadastro de Atividades Econômicas (CAE) do Município, que não tenham comunicado o encerramento de suas atividades no prazo estabelecido no artigo 216, § 2º, inciso V, da Lei nº 3915/2005 (Código Tributário do Município) — de cento e oitenta (180) dias —, possam declarar esse encerramento, a qualquer tempo, desde que comprovem a paralisação da sua atividade mediante o cumprimento do elenco de exigências assinaladas na proposta ora ofertada à elevada apreciação desta Casa de Leis.

A medida almeja, assim, minimizar a dificuldade de gestão porque passam as empresas, notadamente as pequenas quando, no atual panorama da instabilidade do mercado, sem ter como contar com o apoio técnico necessário e também sem a possibilidade financeira em assumir despesas e tributos derivados do exercício das suas atividades passam a gerar débitos que só tendem a crescer com o decorrer do tempo. São condições que levam as pequenas empresas a paralisarem suas atividades e abandonarem suas obrigações junto aos órgãos públicos. Após alguns anos (1 a 2 anos) os responsáveis por estas empresas percebem que o problema só está se agravando com o acúmulo e o aumento progressivo do valor desses débitos.

Cumpre registrar, por oportuno, no que diz respeito a essas obrigações tributárias, que é através da Prefeitura de Valinhos, que possui um corpo jurídico atuante e procede à execução dos débitos rapidamente, que os responsáveis percebem essa problemática situação, o que a presente medida pretende senão erradicar, pelo menos minimizar para todas as empresas envolvidas.

Diante do exposto e do indiscutível alcance econômico e social contido na presente proposta, visto que reflete na economia interna das empresas, sobretudo as de pequeno porte, com replicações inquestionáveis para a economia externa, solicitamos aos Nobres Pares desta Casa Legislativa o apoio necessário para sua aprovação.

Plenário Ulysses Guimarães, em 17 de abril de 2014.
           
Aldemar Veiga Junior
Vereador – DEM

Rodrigo Vieira Braga Fagnani “Popó”
Vereador - PSDB
                                              

PROJETO DE LEI Nº 54/2014

Dispõe sobre o encerramento de atividade de pessoas jurídicas inscritas no CAE, na forma que especifica.


CLAYTON ROBERTO MACHADO, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 80, inciso III, da Lei Orgânica do Município,

FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º. As pessoas jurídicas inscritas no Cadastro de Atividades Econômicas (CAE) do Município, que não tenham comunicado o encerramento de suas atividades no prazo estabelecido no artigo 216, § 2º, inciso V, da Lei nº 3915/2005 (Código Tributário do Município), poderão declarar esse encerramento, a qualquer tempo, desde que atendam as disposições constantes desta lei.

Art. 2º. A empresa legitimada à formulação do pedido tratado no artigo primeiro deverá apresentar prova da paralisação da sua atividade consistente da Declaração Simplificadada Pessoa Jurídica – Inativa ouDeclaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ ou Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscal – DEFIS ou outro documento compatível que venha a ser instituído pela Receita Federal do Brasil.

§ 1º. A autoridade fiscal incumbida da apreciação e da análise do pedido formulado dele tomará conhecimento e estando a documentação referida no caput em conformidade, o deferirá, sem quaisquer outras vinculações.

§ 2º.  Sendo deferido o pedido, este terá efeito retroativo à data do encerramento da atividade, como declarada pela empresa interessada, a qual ficará sujeita às penalidades previstas nos artigos 187, inciso I, letra “b” e 222 da Lei nº 3915/2005 (Código Tributário do Município). 

Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura do Município de Valinhos,
aos        de                          de 2014.

CLAYTON ROBERTO MACHADO
Prefeito Municipal

Requerimento nº 619/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
           
O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento a Associação dos Skatistas e Esportistas Radicais de Valinhos pela realização do 2º Torneio Solidário de Skate durante a 5ª Semana da Juventude.
                    
 

Justificativa:
Dando continuidade a política de diversificação esportiva, a Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos apoiou o 2º Torneio Solidário de Skate, realizado no domingo (13 de abril) pela Associação dos Skatistas e Esportistas Radicais de Valinhos.
Além da competição de skate, o público que compareceu à Praça da Juventude, no Jardim Paraíso, assistiu a apresentação e oficina de Slackline e Bike Street.
Durante a 5ª Semana da Juventude de Valinhos foi propiciado aos jovens valinhenses momentos de lazer, cidadania e aprendizado.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que cópia do presente documento seja encaminha ao presidente da Associação dos Skatistas e Esportistas Radicais de Valinhos.
  
Valinhos, 17 de abril de 2014.


Rodrigo Fagnani Popó

Vereador 

Requerimento nº 618/2014

Para acessar a resposta clique aqui.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja encaminhado ao Senhor Prefeito os seguintes pedidos de Informações: Existe em nossa cidade algum projeto para incentivar o uso racional do automóvel?


Justificativa:
Esse Vereador vem, pelo presente Requerimento, buscar informações para conhecer a realidade de nosso município.

Valinhos, 17 de abril de 2014.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Requerimento nº 617/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Secretário da Educação, Danilo Sérgio Sorroce, pela realização do Projeto Valinhos Digital.


Justificativa:
Com o objetivo de promover a inclusão e a formação para o uso positivo da tecnologia, há seis meses, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve o programa Valinhos Digital.
A gestão pública municipal busca unir recursos tecnológicos e de aprendizagem no ambiente escolar, oferecendo capacitação para que os professores da rede pública possam ensinar seus alunos a utilizarem a internet e as mídias digitais de modo consciente.
Foram atendidos nas oficinas de capacitação os alunos, educadores, gestores e diretores. Pois todos eles fazem uso de tecnologias digitais no seu dia-a-dia.
O programa Valinhos Digital realizou oficinas gratuitas de vídeos com celular. Separadamente, alunos e professores participaram de cinco encontros, nos quais debateram as formas estéticas e tecnológicas que envolvem uma produção gravada com finalidade de ser divulgada em sites e redes sociais. O objetivo é que eles possam criar conteúdos que incentivem e disseminem aprendizados com os aparelhos que já possuem.
As aulas foram ministradas por Ralph Friedericks, cineasta e fotógrafo que trabalha como diretor e produtor de cinema e vídeo na Produtora Matiz Filmes.
Solicito a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que cópia do presente documento seja encaminhada ao Secretário da Educação.

Valinhos, 17 de abril de 2014.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Requerimento nº 616/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
           
Os Vereadores Rodrigo Fagnani Popó, Edson Batista e Kiko Beloni, requerem nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento ao Prefeito Clayton Roberto Machado, extensivo à Comissão Organizadora, pela realização da 5ª Semana da Juventude, que propiciou aos jovens valinhenses momentos de lazer, cidadania e aprendizado. 



Justificativa:
Aconteceu no período de 13 a 17 de abril, na Câmara Municipal, as palestras da 5ª Semana da Juventude, a qual foi realizada em parceria pelas Secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Saúde e Educação. Participaram dos encontros:
  1. EMEB. Luiz Antoniazzi - Santo Antonio
  2. EMEB Jorge Bierrenbach de Castro - Parque das Colinas
  3. EMEB. Pref. Jerônymo Alves Corrêa - Jardim do Lago
  4. EMEB Vice Pref. Antonio Mamoni - Jardim das Figueiras
  5. EMEB. Prof. Waldomiro Mayr - Ponte Preta
  6. Circulo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos
  7. Centro Municipal de Orientação ao Adolescente (CEMOA)
  8. EMEB Dª Carolina O. Sigrist - Capivari
  9. EMEB Profª Edina Ap. Bampa da Fonseca - Reforma Agrária
  10. EMEB Horácio de Salles Cunha - São Bento
  11. EMEB Profª Marli Ap. Borelli Bazetto - Parque Portugal
  12. EMEB Gov. Orestes Quércia - Novo Mundo
  13. EMEB Tomoharu Kimbara - Macuco
  14. EMEB Gov. André Franco Montoro - Bom Retiro
  15. EMEB Cecília Meireles – Jardim Paraíso

Tivemos, durante a Semana, a presença dos jovens valinhenses que puderam acompanhar o 1º Festival da Juventude de Futsal, o 2º Torneio Solidário de Skate, a apresentação e oficina de Slackline, a apresentação de Bike Street, as palestras sobre temas de interesse da juventude, tais como: “Realise seu Sonho”, “Álcool e Drogas na Adolescência - Pode isso Arnaldo?”, “Ascensão social através do Esporte” e “Amor, Sexo e Sexualidade na Adolescência: O Despertar para a vida”.
As atividades da Semana da Juventude têm como principal objetivo "falar" com o público-alvo, por meio de palestras que abordam variados temas - desde atividades esportivas até ações de prevenção na área da saúde. Todos os palestrantes abriram espaço para debater as principais dúvidas dos adolescentes.
Solicitamos a aprovação do presente Requerimento pelos senhores Vereadores e que cópias do presente documento sejam encaminhas ao Prefeito Clayton Roberto Machado e à Comissão Organizadora da Semana.

Valinhos, 17 de abril de 2014.
  
Rodrigo Fagnani Popó
Vereador       
           
Edson Batista
Vereador

Kiko Beloni

Vereador

Requerimento nº 593/2014

Para acessar a resposta clique aqui.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó requer, nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja encaminhado ao Senhor Prefeito os seguintes pedidos de Informações:
  1. Quais linhas do município possuem ônibus com rampa elevatória para acesso de pessoas com deficiência?
  2. De janeiro de 2014 até a presente data houve alguma reclamação do não funcionamento da rampa elevatória em algum ônibus das linhas da cidade? Caso afirmativo, quais as linhas?
  3. A linha 522, que faz o trajeto para o bairro Morada do Sol, possui rampa elevatória? Caso positivo, encontra-se em funcionamento?


Justificativa:
Esse Vereador, com base em questionamentos formulados por munícipes, vem pelo presente Requerimento buscar informações para conhecer a realidade de nosso município.

Valinhos, 16 de abril de 2014.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Indicação nº 738/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar operação tapa buracos na Rua Carlos Manarini.


Justificativa:
Esse Vereador a pedido de munícipes faz a presente Indicação.

Valinhos, 17 de abril de 2014.

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

Indicação nº 720/2014

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O Vereador Rodrigo Fagnani Popó solicita que seja encaminhada ao Senhor Prefeito a seguinte indicação: Realizar manutenção na quadra de areia do Jardim Maria Rosa.


Justificativa:
Esse Vereador a pedido de munícipes faz a presente Indicação.

Valinhos, 17 de abril de 2014.
  
Rodrigo Fagnani Popó

Vereador

16 de abr. de 2014

Acesso a Eventos e Moradias Populares

Apresentei Requerimento, na sessão desta terça-feira (15/04), pedindo informações sobre a aplicação da Lei nº 3589/2002 que garante livre acesso a eventos no município para idosos, pessoas com deficiência e aposentados por invalidez. Quero saber se a lei está sendo cumprida e em quais eventos essas pessoas foram beneficiadas.
A Lei Municipal abrange os eventos realizados pela Prefeitura ou por particulares em espaços públicos. Pessoas com deficiência física ou mental, idosos com mais de 60 anos e aposentados por invalidez têm direito ao livre ingresso.
Indicação de minha autoria solicita a implantação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência em frente ao Juizado Especial Civil e Criminal, na Avenida Independência. Já existem vagas, no entanto elas ficam do outro lado da via, o que dificulta a saída de motoristas cadeirantes. Sugiro, também, a implantação de vagas de estacionamento para motos.
Todas as proposições foram encaminhadas ao Senhor Prefeito, Clayton Roberto Machado, para as providências cabíveis.

Moradias Populares
Durante a discussão do Requerimento que trata das Moradias posicionei-me favoravelmente à construção de apartamentos populares para a população de baixa renda em Valinhos. E como Líder do Governo na Câmara, chamei a tentativa de barrar as moradias populares na Justiça de “politicagem leviana e barata”.

Fonte: Departamento de Comunicação CMV.

15 de abr. de 2014

Moradia de Interesse Social


Discuti a questão das moradias populares e o meio ambiente, destacando que nós Vereadores temos responsabilidade e preocupação com o meio ambiente sustentável. 
Quando esta Casa de Leis vota projetos que tratam da questão ambiental e de moradia popular é em consideração a população que será beneficiada pela construção de moradia de interesse social.
Há pessoas que achincalham a vida das pessoas fazendo uso político da questão ambiental vinculada ao “desrespeito” do meio ambienta sustentável.
Lembro que POLÍTICA é o estudo da cidade, trazendo as necessidades daqueles que moram nela. O Político é o agente promotor do bem comum, através de seus atos.
Cito um exemplo que demonstra a responsabilidade dos Administradores Públicos que o é o acordo firmado entre o Governo Federal (PT) e o Governo do Estado (PSDB) em prol da moradia de interesse social.
Temos que fazer Política não politicagem barata e rasteira. Fica clara que a oposição a construção das moradias populares está relacionado ao medo do “ganho político” em detrimento ao interesse da população mais necessitada.
Não podemos nos calar! O nosso papel é muito sério, temos como função convalidar os direitos de todos os cidadãos, mas em especial daqueles que mais necessitam das Políticas Públicas.
Faço das palavras de Martin Luther King, as minhas: “O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. É o silêncio dos bons.”!