27 de mar. de 2017

Moção nº 33/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O vereador Rodrigo Fagnani Popó, que esta subscreve, requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apelo ao governo do Estado de São Paulo para implantação do transporte ferroviário de passageiro entre São Paulo e Americana.



Justificativa:
Como nos lembra França, presidente do SINDPAULISTA: “Há um inconformismo generalizado, por conta de vermos o Estado de São Paulo, o mais rico e populoso do Brasil, sofrer com a falta do transporte ferroviário de passageiros. A população de Campinas e de toda a nossa região necessita com urgência do transporte ferroviário de passageiro”.
Em 12 de agosto de 2011, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas (SINDPAULISTA) lançou a “Campanha CPTM-Campinas”.
Sabemos todos da importância fundamental do transporte rodoviário, porém a diversificação e interligação com os outros modelos de transportes coletivos de passageiros, melhor atenderia a população e, principalmente, aliviaria o tráfego de nossas rodovias, constantemente, congestionadas, apesar de todos os investimentos em ampliação da malha viária.
Resta-nos apelar ao Governo do Estado de São Paulo para implementação da “Linha de Transporte Ferroviário de Passageiros”, salientando a importância dos trens da ferrovia para atender os municípios entre São Paulo e Americana, passando a população destes municípios a contar com mais uma opção de transporte e mobilidade urbana.
Solicita também que seja encaminhada cópia desta Moção ao Gabinete do Governador do Estado de São Paulo, à Frente Parlametnar em Defesa do Transporte Ferroviário de Passagerios da Região de Campinas, a Frente Parlamentar do Transporte Ferrofiário da Alesp, à Associação Brasileira da Indústria Ferroviária - ABIFER, à Agência Metropolitana de Campinas - AGENCAMP e a imprensa da RMC. 

Valinhos, 22 de março de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

2 comentários:

  1. Parabéns, Popó! Você está dando voz a milhares de valinhenses que já não aguentam mais os congestionamentos da Anhanguera para chegar a Jundiai ou São Paulo. O velho trem da Paulista fazia o trajeto Campinas-São Paulo nos anos 60 em uma hora e meia, com várias paradas, inclusive em Valinhos. Hoje é o tempo que levamos de carro daqui até a Capital. Estamos juntos com você nessa briga!

    ResponderExcluir
  2. A Rumo Logística usa apenas uma das duas vias existentes entre Jundiaí e Americana. Enquanto o projeto definitivo não é concluído, uma simples reforma na via abandonada já seria suficiente para por um trem comum, tipo subúrbio, funcionando experimentalmente entre Americana e Jundiaí em um ou dois anos. A CPTM tem material rodante disponível agora mesmo. Só os trilhos e a sinalização é que precisariam de um trato.

    ResponderExcluir