21 de nov. de 2013

Requerimento nº 1454/2013

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores

O Rodrigo Fagnani Popó que está subscreve, requer nos termos regimentais, após a aprovação em plenário, seja inserto nos anais da Casa, Voto de Congratulações e Reconhecimento à Professora Juliana Polidoro da Silva por ter ganho o Prêmio Professores do Brasil 2013.

Justificativa:
Por sua dedicação, competência e contribuição na melhoria de uma educação mais dinâmica, com experiências e criatividade, fez com que a Juliana Polidoro da Silva fosse agraciada na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil em 2013. O encontro com os vencedores e a entrega dos prêmios será em 12 de dezembro, às 10h, no Teatro Brasil 21, em Brasília.
Atualmente, Juliana é professora concursada da Rede Municipal de Ensino e leciona na EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros. Desde 1998 ela vem atuando como educadora tanto na rede de ensino Privada e Pública, nessa é concursada atuando na Educação Básica, ou seja, há mais de 15 anos ela leciona e participa de cursos, estando em constante formação.
Sempre se destacou como sujeita da ação, valorizando as experiências pessoais, novas incursões teóricas, os saberes da prática, além de atribuir novos significados à prática em sala de aula, compreendendo e enfrentando as dificuldades com as quais se depara no dia-a-dia deste ofício que é educar.
O Prêmio Professores do Brasil já é o maior concurso do país dirigido aos educadores. Criado em 2005, o concurso busca reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
A sétima edição do Prêmio Professores do Brasil recebeu 3.221 relatos de experiências de educadores que trabalham em escolas da educação básica pública nas 27 unidades da Federação. As inscrições foram encerradas em 30 de outubro.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão nacional composta pelo Ministério da Educação. As bases da avaliação são os critérios relacionados no regulamento do concurso. Sobre a qualidade das experiências serão observados os itens: clareza e objetividade do relato e do conteúdo; respeito às normas da Língua Portuguesa; consistência pedagógica conceitual.
Quanto ao atendimento dos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica (PDE), os avaliadores vão observar se as experiências promovem: o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem; a permanência do aluno na escola; a participação da família no processo de aprendizagem; a inclusão educacional, social, racial e digital; a formação ética, artística, cultural e cidadã dos estudantes. O último ponto a ser observado é o potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais do país.
Dos trabalhos inscritos, 40 serão premiados com R$ 6 mil, em dinheiro, para cada professor, independente da categoria em que tenha concorrido, além de troféu e certificado. Existe também um prêmio extra de R$ 5 mil que será entrega a oito educadores, um em cada subcategoria: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, educação integral e integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização, educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo. Os vencedores do prêmio extra serão conhecidos durante a cerimônia em Brasília.
Os 40 educadores escolhidos receberão passagens para Brasília, ida e volta, hospedagem e alimentação. As escolas onde os educadores desenvolveram os trabalhos vencedores receberão placa comemorativa.
Nossa “Prô” Juliana já é uma vencedora. Ela é merecedora do Prêmio por todo o trabalho e empenho que vem realizando na sua vida profissional, na qual a cada momento demonstra o amor e o compromisso com o ofício de educadora.
Que a Juliana continue a contribuir para a formação de cidadãos e sonhadores, que recebem de suas mãos os instrumentos para aprender sempre, com prazer e amor.
Este é o exemplo da professora Juliana em suas aulas na EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga. Ela é capaz de superar obstáculos e limitações, pois possui dignidade e honra, além de uma base sólida. Vem demonstrando ter a capacidade de construir momentos de pura “magia” que são seguidos por diversos e atentos pares de olhos.
Seu maior prêmio é a certeza do trabalho bem realizado e a aplicação na prática das teorias para concretizar e consolidar a alfabetização em seus alunos.
Outra certeza inexorável é que a professora Juliana fez a diferença na vida de cada um dos alunos que passaram por suas hábeis mãos, contando e vivendo histórias.
Meus parabéns a este exemplo de educadora, que tem no seu amor pelo ofício que abraçou e na sua família as maiores forças para estar contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para conhecerem e atuarem no mundo a sua volta.
Solicito, após aprovação pelo Plenário seja, encaminhada cópia do presente Voto de Congratulações e Reconhecimento a Professora Juliana Polidoro da Silva.

Valinhos, 21 de novembro de 2013.

Rodrigo Fagnani “Popó”
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário