22 de abr. de 2013

Moção nº 109/2013


Senhor Presidente
Senhores Vereadores
                                  
O Vereador Rodrigo Fagnani “Popó” requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apelo ao Senhor Prefeito Clayton Roberto Machado e ao Secretário da Educação Danilo Sérgio Sorroce para que inicie estudos no sentido de firmar parcerias com escolas particulares que desenvolvam programas de excelência para levar à rede municipal de ensino cursos qualificados de inglês e espanhol.

Justificativa:
O inglês é considerado o idioma universal, mas por ser algo praticamente obrigatório, as empresas ficam de “olho” nos profissionais que tem o domínio de outras línguas. Neste contexto, o espanhol é hoje o segundo idioma mais desejável no meio corporativo brasileiro.
Para quem deseja construir uma carreira em empresas privadas, é praticamente uma obrigatoriedade saber dois idiomas. Afinal, as empresas estão em busca de profissionais versáteis e bem preparados em todos os aspectos.
Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, dominar um segundo idioma deixou de ser um diferencial para se transformar em uma condição de sobrevivência.
Não saber falar inglês, por exemplo, impossibilita qualquer crescimento profissional. Exige programação e disciplina. Para um candidato a emprego realmente se destacar é preciso dominar, no mínimo, dois idiomas.
Com essa visão, algumas Prefeituras paulistas têm investido em escolas municipais de idioma ou em levar cursos de excelência às redes municipais. É o caso, por exemplo, de São José dos Campos, que recentemente contratou empresa para qualificar os estudantes da cidade.
A proposta favorece, principalmente, os trabalhadores que exercem funções que exigem o emprego da língua inglesa no atendimento ao público, seja na prestação de serviços ou em eventos turísticos de repercussão internacional, como por exemplo na Copa do Mundo de 2014.

O Município de Valinhos precisa se preparar para esta nova realidade, preparando seus jovens para este mercado de trabalho cada vez mais competitivo ou mesmo para ingressar em uma universidade pública. Na fase dos vestibulares, além de ser uma vantagem perante os demais concorrentes, é um fator importante que será analisado para que o aluno ingresse na faculdade.
Saber outros idiomas enriquece, proporciona conhecimento de novas culturas ampliando horizontes acadêmicos e profissionais.
Depois da aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apelo seja encaminhada cópia, da mesma, ao Senhor Prefeito Clayton Roberto Machado e ao Secretário da Educação Danilo Sérgio Sorroce.

Valinhos, 22 de abril de 2013.

Rodrigo Fagnani “Popó”
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário