10 de abr. de 2017

Moção nº 45/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

O vereador Rodrigo Fagnani Popó, que esta subscreve, requer, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Aplauso a velocista Thaissa Barbosa Presti pela conquista da Medalha de Bronze, nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.


Justificativa:
Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim o time do revezamento 4x100m, formado pelas velocistas Rosângela Santos, Lucimar Moura, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti, terminou em quarto lugar (43’14), com Nigéria (43’04), Bélgica (42’54) e Rússia (42’31).
Entretanto a equipe da Rússia perdeu a medalha, sendo punida em razão do doping da atleta Yulia Chermoshanskaya, herdando, o time brasileiro, a medalha de bronze no revezamento 4x100m. É a primeira medalha do revezamento feminino do Brasil, na história olímpica.
Após nove anos, durante a 18ª Edição do Prêmio Brasil Olímpico, realizado no dia 29 de março, as atletas brasileiras do revezamento 4x100m receberam a tão sonhada MEDALHA DE BRONZE das mãos do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Destaco que a atleta Thaissa foi formada na base da escolinha do Complexo Esportivo “Eledir Rosa de Amorim”, antigo JUPA, sob a regência do treinador Adriano Vitorino, a partir de 2004, em diversas competições o treinador acompanhou a atleta.
A velocista começou sua jornada no Colégio Porto Seguro, na iniciação esportiva realizada pelo professor Zé Roberto, nas aulas de educação física, até 2003, quando se formou. Thaissa entre outras conquistas foi campeã do troféu Brasil por duas vezes no revezamento 4x100m, sagrou-se campeã dos Jogos Mundiais dos Países de Língua Portuguesa, realizado na China em 2006, em 2007 foi campeã nos 200m do Troféu Brasil, garantido vaga para o Pan-americano do Rio de Janeiro, medalhista em 2008, finalista no Campeonato Mundial de Berlin, em 2009. Passando a treinar na cidade de São Paulo a partir de 2010.
Como nos lembra Thaissa, pouco antes da premiação: “Qualquer atleta de modalidade olímpica sonha em ter uma medalha olímpica, e a gente está conquistando isso. Independente do tempo, de ser de uma forma diferente, tem essa conquista, essa medalha é nossa”.
Solicita também que seja expedido certificado, para entrega por este subscritor, e encaminhada cópia desta moção à homenageada. 

Valinhos, 06 de abril de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó

Vereador - PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário