8 de mai. de 2017

Moção nº 76/2017

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:

Os vereadores Rodrigo Fagnani Popó e André Amaral que esta subscrevem, requerem, nos termos regimentais, a apreciação e aprovação pelo Plenário da presente Moção de Apoio ao Senhor Prefeito, Orestes Previtale, para o fim das incorporações de diferenças de vencimentos pelo exercício de cargo em comissão, visando instituir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários na Prefeitura de Valinhos.
  


Justificativa:
No ordenamento jurídico do Município de Valinhos há previsão de incorporação de diferença de vencimento pelo exercício de cargos em comissão instituída pela Lei nº 3.026, de novembro de 1996.
Em resposta a requerimentos enviados à Administração Municipal, ficou constatado que, a incorporação de diferenças de vencimentos pelo exercício de cargo em comissão criam distorções na gestão de salários e pessoal da prefeitura, como podemos verificar na tabela abaixo:

Funcionários com direito a incorporações, desde Novembro/1996

201 servidores
Valores pagos a título de incorporação salarial com base na Lei nº 3.026, no período de Novembro/1996 a Fevereiro/2017

R$ 16.617.185,66
Funcionários efetivos no exercício de cargos comissionados em 2017

27 servidores
Previsão de dispêndio a título de incorporações de Março/2017 a Dezembro/2020

R$ 14.010.705,12
Funcionários efetivos que ocuparam cargo em comissão que tiveram incorporação salarial

Relações em anexo

Fica evidente que extinguindo-se as incorporações ocorre desoneração da folha de pagamento relativas ao adicional por tempo de serviço, estímulo ao aperfeiçoamento técnico profissional, adicional de função, sexta parte, função gratificada e incorporações. E instituindo o Plano de Cargos, Carreiras e Salários na Prefeitura de Valinhos beneficia-se todos os servidores, não apenas um pequeno grupo.
Destaco que o PCCS é um conjunto de regras e normas, que estabelece os mecanismos de gestão de pessoal na Administração Pública.
A criação de PCCS permite realizar a gestão plena dos cargos e salários com equilíbrio interno – justiça ao remunerar os servidores segundo os cargos que ocupam, pelas responsabilidades que assumem e pelos resultados que geram para a organização - e equilíbrio externo – realização de práticas salarias compatíveis com o mercado de trabalho e com o segmento de atuação para cargos similares em outras organizações.
Sua instituição permite ao servidor enxergar a trajetória que tem pela frente, em termos de evolução salarial e sua perspectiva de carreira. O PCCS determina a composição de cargos e funções, jornadas de trabalho, mecanismos de evolução funcional, avaliação de desempenho, verificação de estruturas salariais de outras organizações, realização de pesquisa de mercado, análise da composição da remuneração (salário base, gratificações e benefícios) e estrutura da carreira.
Solicita também que seja encaminhada cópia desta Moção ao Senhor Prefeito. 

Valinhos, 05 de maio de 2017. 

Rodrigo Fagnani Popó
Vereador - PSDB 

André Amaral
Vereador - PSDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário