No Dia Mundial do
Consumidor Procon de Valinhos dará atendimento em praça pública
Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado
nesta sexta-feira, dia 15, o Procon de Valinhos, órgão ligado à Prefeitura,
dará um atendimento diferenciado, mas com a mesma excelência, à comunidade.
A equipe do órgão estará em uma tenda no Largo São
Sebastião, no Centro da cidade, próximo ao prédio da Agência dos Correios, das
9 às 18 horas, dando orientações e distribuindo cartilhas aos consumidores.
A ação foi definida pelo prefeito Clayton Machado e
pela advogada Norma Fernanda Pontes Borin Garcia, nova diretora do Departamento
de Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos e
Institucionais da Prefeitura que assumiu no início de janeiro.
“Este é o primeiro passo de um projeto que nossa
equipe pretende promover que é estar mais próxima da comunidade e tornar cada
vez mais conhecido o nosso trabalho. Vamos aproveitar esta oportunidade,
comemorando a data no centro da cidade, junto às pessoas que estarão circulando
e poderão aproveitar para tirar dúvidas e receber a nossa assessoria”, destaca
a diretora.
Norma informa ainda que serão distribuídos guias
práticos sobre o Código de Defesa do Consumidor, cartilhas referentes às
compras com cartões de crédito, de educação para o consumidor, inclusive um
manual para noivos.
“O Procon de Valinhos tem como objetivo estabelecer
o plano de redução de metas juntos aos fornecedores com maior demanda, muito
discutido durante a reunião nacional dos Procons realizada em Brasília nos
últimos dias 6 e 7, em que estive presente. Na mesma oportunidade, foi acordado
o lançamento dos Cadastros Estaduais e Municipais de Reclamações Fundamentadas
para esta sexta-feira, que muito vai contribuir para a troca de informações
entre os órgãos”, explica.
Aumento na demanda
O Procon de Valinhos registrou um aumento de 56,14% no número de atendimento
aos consumidores nos dois primeiros meses do ano e nesta primeira quinzena de
março, com o total de 979 casos contra 627 no mesmo período.
Entre as campeãs de reclamação estão as empresas de
telefonia fixa e móvel, lojas que demoram na entrega dos produtos e montagem de
móveis, e relacionadas a bancos, como cobranças indevidas de taxas e juros.
“Apesar do aumento desta demanda, conseguimos
solucionar 90% das reclamações entre os consumidores e os fornecedores, e
pretendemos por meio deste plano de metas de redução de demandas melhorar ainda
mais este relacionamento”, completa Norma.
O Procon de Valinhos funciona de segunda à
sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Avenida dos Esportes, nº 303, no Centro, em
frente ao Terminal Rodoviário.
Fonte:Departamento de Imprensa – Prefeitura de
Valinhos.
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